Os visitantes de feiras, em todo o mundo, estão relatando uma satisfação global estável com relação às feiras de negócios que participam. Contudo, ao mesmo tempo, entre 22 e 27% dos visitantes destes eventos – em mercados maduros – sentem que as feiras estão “piorando”. A pesquisa mostra também que os participantes “mais jovens” são mais propensos a exigir que as feiras de negócios se tornem mais divertidas e que ao mesmo tempo atendam às suas necessidades de negócios.
Estas são algumas das principais descobertas do Estudo Global de Insights de Visitantes 2018/19 (Global Visitor Insights), conduzido em conjunto pela UFI – Associação Global da Indústria de Exposições, e pela empresa especialista em pesquisa de eventos, a Explori.
Para o estudo foram analisadas 13.000 respostas de visitantes de feiras comerciais em 135 países, além de uma meta-análise do conjunto de dados globais da Explori, compreendendo feedback de visitantes de mais de 1.600 feiras.
A pesquisa fornece muitos insights e descobertas para os profissionais da indústria de exposições, entre eles:
– Globalmente, as feiras de negócios recebem um índice de satisfação geral de 3,86 (de um total de 5,00 pontos) e uma pontuação de +7 no Net Promoter. Ambos os valores se mantiveram estáveis nos últimos três anos. Os organizadores parecem estar fazendo um trabalho eficaz em manter a satisfação dos visitantes. No entanto, os visitantes dos mercados desenvolvidos mostram mais sinais de fadiga do modelo de feira tradicional do que os dos mercados em desenvolvimento.
– Os visitantes classificam as feiras como o grande canal para atender às suas principais necessidades de negócios: networking, comprar produtos, aprender e manter-se atualizado com a indústria, bem como encontrar novas ideias e inovações. No entanto, eles indicam que futuramente o uso de outros canais crescerá mais do que as feiras de negócios.
– A capacidade de fornecer novas ideias e soluções está mais correlacionada com a satisfação geral do visitante. Portanto, o acesso a um número adequado de expositores de qualidade continua sendo a chave para os visitantes. Paralelamente, o modelo tradicional de feiras precisa evoluir para atender às necessidades ou ao público em constante mudança: as preferências dos visitantes mais jovens e dos mercados em desenvolvimento estão começando a mudar o equilíbrio atual. A abordagem à sustentabilidade também se tornou um fator atraente em alguns casos.
– Os organizadores perceberam que os os visitantes esperam uma experiência mais perfeita e isso corresponde às áreas que mais frustram os visitantes. Áreas de descanso, alimentação e filas estão no topo desta lista. Acesso a WIFI aparece apenas na nova posição da lista de frustrações, mas é mais provável que este item seja visto como um problema pelos visitantes mais jovens.
– Considerando que a tecnologia nos eventos pode ter um efeito benéfico sobre a experiência do visitante em muitas áreas, ainda há uma falta geral de consciência, funcionalidade e execução, o que atualmente limita seu valor para os organizadores e visitantes.
“Este estudo confirma o papel central das exposições para os visitantes, classificando-as como o principal canal para o desenvolvimento de seus negócios. Também destaca os principais impulsionadores da experiência dos visitantes e o impacto da idade dos visitantes. O estudo aponta ainda algumas diferenças regionais significativas e uma indicação clara de como os organizadores podem abordar os principais elementos da forma como os visitantes enxergam o setor”, explica Kai Hattendorf, diretor-gerente da UFI.
O relatório contou com o apoio da Associação de Organizadores Independentes de Eventos (Society of Independent Show Organizers – SISO). A série de pesquisas agora inclui três análises detalhadas das expectativas dos expositores e dos visitantes em relação aos organizadores e centros de convenções.
“O Global Visitor Insights é o estudo mais abrangente que já realizamos durante nossa parceria com a UFI. Ficamos encantados com o apoio global dos organizadores para nos ajudar a concluir a pesquisa. Eu gostaria de agradecer a todos os organizadores que participaram, especialmente aqueles que compartilharam suas experiências, esperanças e frustrações durante as entrevistas que realizamos para a pesquisa. Estou ansiosa para compartilhar ainda mais informações sobre o relatório junto a indústria durante o próximo ano”, completa Sophie Holt, Diretora de Estratégia Global da Explori e autora do relatório.
Um resumo da pesquisa pode ser baixado aqui. Os relatórios completos estão disponíveis para todos os membros da UFI em http://members.ufi.org/members_access.aspx.