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UFI Global Barometer mostra a adaptação da indústria global de feiras à era pós-pandemia

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A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, lançou a mais recente 30ª edição de sua principal pesquisa, o Barômetro de Exibições Globais (UFI Global Barometer), que avalia o pulso da indústria.

Esta última edição da pesquisa semestral da indústria da UFI foi concluída em janeiro de 2023 e inclui dados de 367 empresas em 56 países e regiões.

O estudo também inclui perspectivas e análises para 21 países e regiões de foco – Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA – bem como cinco zonas regionais agregadas adicionais.

Os resultados destacam o ritmo acelerado da recuperação do setor em 2022 e uma perspectiva positiva para 2023.

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Embora haja fortes evidências de que a COVID-19 atrasará a maioria dos mercados, onde a recuperação total é esperada em 2023, ainda existem alguns mercados, incluindo a China, onde essa recuperação total não é prevista em 2023.

Globalmente, o nível de operações continua a melhorar, com uma proporção de empresas declarando uma “atividade normal” aumentando gradualmente de 30% em janeiro de 2022 para 72% em dezembro de 2022 e deve chegar a 80% em junho de 2023 – alinhando com os níveis pré-pandemia.

As empresas da maioria dos mercados esperam entregar resultados em 2022 próximos aos níveis de 2019. Em termos de lucro operacional, cerca de metade das empresas declara um aumento ou nível estável para 2022 em comparação com os níveis de 2019 e aumenta para 7 em 10 para 2023.

 Esses resultados para 2022 foram alcançados sem apoio financeiro público para 69% das empresas, e para metade dos que o fizeram, esta ajuda representou menos de 10% dos seus custos totais.

As questões de negócios mais prementes também refletem como o setor agora está se concentrando nos desafios e oportunidades pós-pandemia: “Desafios de gestão interna” (destacado por 20% dos entrevistados), “Impacto da digitalização” (16%) e “Estado da economia no mercado doméstico” e “Desenvolvimento econômico global” (ambos 15% das respostas) são os mais comuns.

Em comparação, o “Impacto da pandemia de COVID-19 nos negócios” agora é apontado por apenas 5% das empresas como um dos temas mais importantes (contra 19% há doze meses).

“Podemos parar de focar na ‘recuperação pós-pandemia’ e seguir em frente! Esta 30ª edição do nosso Barômetro confirma que a fase de recuperação está terminando na maioria dos mercados do mundo”, disse Kai Hattendorf, CEO da UFI.

“Embora cada mercado mostre certas especificidades, a atenção global se voltou para os desafios futuros. A gestão interna – principalmente de pessoal – e a necessidade de desenvolver ainda mais a digitalização são as principais preocupações em todo o mundo”, acrescentou.

Os níveis mais altos de “atividade normal” para o primeiro semestre de 2023, em média, são esperados no Brasil (98%), Turquia e EUA (95%), Reino Unido (90%), Itália e Tailândia (88%) e Espanha e Emirados Árabes Unidos (85%). Na China, apenas 29% esperam atividade normal e 40% reduzida.

Essa perspectiva geral muito positiva é impulsionada pelo fato de que as exposições agora podem ser realizadas em todo o mundo, exceto em alguns lugares da China. Paralelamente, novas medidas de higiene são relatadas em várias regiões (em mais de 20% dos entrevistados na Malásia, Arábia Saudita e Tailândia).

Só na China, em dezembro de 2022, e somando todos os mercados, 55% dos entrevistados declararam que exposições poderiam ser realizadas (geralmente com medidas de higiene), 17% relataram que “apenas eventos locais” eram possíveis e 28% disseram que os eventos ainda não eram permitidos.

Os organizadores de feiras participantes desta edição do Barômetro também foram convidados a avaliar os pacotes de “Hosted Buyers”, em que o organizador convida e hospeda visitantes selecionados em troca de uma quantidade garantida de reuniões de negócios com empresas expositoras.

Os resultados globais indicam que metade dos entrevistados aplica esse conceito e, enquanto um em cada quatro deles está satisfeito com os programas, dois terços declaram ter resultados mistos.

Os resultados variam significativamente entre mercados específicos, fornecendo informações sobre oportunidades para programas de compradores hospedados.

VOLUME DE NEGÓCIOS, RESULTADOS OPERACIONAIS E APOIO FINANCEIRO PÚBLICO

Globalmente, em média e excluindo a China, as receitas para 2022 e 2023 representam 80% e 94% dos níveis de 2019.

Colômbia, França, Arábia Saudita, Espanha e Turquia tiveram desempenho bem acima dessa média em 2022 e o Reino Unido se juntará a esse grupo em 2023.

Em termos de lucro operacional, os mercados em todos os países analisados ​​estão acima dos níveis médios em 2022 ou 2023, ou ambos, exceto China, Alemanha, Itália, Tailândia e Estados Unidos.

Globalmente, 4% dos entrevistados esperam uma perda para 2023, em comparação com 11% para 2022. A maior proporção de empresas que esperam uma perda em 2023 é declarada na China (18%), Alemanha (17%) e Itália (11%).

PRINCIPAIS QUESTÕES DE NEGÓCIOS

“Desafios de gerenciamento interno” é a principal questão de negócios para todas as regiões e é a questão mais selecionada para a maioria dos mercados.

Em “Desafios de gestão interna”, 67% dos entrevistados selecionaram questões de “Recursos humanos”, 44% selecionaram “Ajustes do modelo de negócios” e 31% selecionaram “Finanças”.

Para a Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos, no entanto, os “desenvolvimentos econômicos globais” se tornaram a questão mais premente.

Por ocasião da 30ª edição da pesquisa do Barômetro, uma revisão especial de tendências foi realizada para mostrar como as prioridades da indústria mudaram nos últimos anos.

A análise da tendência em torno dos principais problemas de negócios durante o período de 2015-2022 identifica várias mudanças importantes:

O “Impacto da digitalização/Concorrência com outros media” surge agora como o principal tema, com 30% das respostas (face a 14% em 2015).

“Desenvolvimento econômico global/Estado da economia no mercado doméstico” caiu do principal assunto em 2015 (44% das respostas) para 22% em 2021 e 29% em 2022, enquanto o “Impacto da pandemia de COVID-19 no negócios” caiu de 29% em 2020 para 5% em 2022.

E os “Desafios de gestão interna” aumentaram de 14% em 2015 para 20% em 2022. Paralelamente, “Questões de sustentabilidade/clima e outras partes interessadas” dobrou de 4% das respostas em 2015 para 8% em 2022, enquanto “Concorrência dentro da indústria de exposições” caiu consideravelmente, de 20% em 2015 para menos de 8 % em 2022.

Os resultados completos podem ser baixados em https://www.ufi.org/wp-content/uploads/2023/01/30th_UFI_Global_Barometer_january_2023.pdf.

A próxima pesquisa do UFI Global Exhibition Barometer será realizada em junho de 2023.

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