A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, revelou um novo logotipo e identidade visual atualizada, marcando a transição da UFI para o seu segundo século de existência.
Por muito tempo após sua fundação em 1925 a organização não usou um logotipo. Após uma pausa durante a Segunda Guerra Mundial, o primeiro visual foi introduzido em 1947, mostrando a cabeça de Hermes, o deus grego do Comércio e mensageiro dos deuses (conhecido como Mercúrio pelos romanos), usando um capacete alado.
Esse logotipo foi usado até 2003, quando a UFI passou por um grande reposicionamento. Na época, o nome da organização foi alterado para “UFI, Associação Global da Indústria de Exposições”, refletindo que a UFI havia realmente se tornado uma organização global com presenças em Paris e Hong Kong.
Esse reposicionamento incluiu um novo logotipo, com uma versão abstrata da cabeça de Hermes. O novo logotipo agora se concentra na asa do capacete de Hermes como símbolo do legado da organização.
A asa é composta por quatro plumas, representando os quatro pilares do trabalho da UFI para seus membros e para a indústria global de exposições e eventos: Eventos, Pesquisa, Educação e Defesa.
Sua cor verde representa o impacto sustentável e duradouro das exposições para negócios, destinos e sociedades, além de um otimismo perene de que um bem maior é alcançado quando pessoas se encontram além de fronteiras e culturas.
O logotipo também utiliza uma fonte moderna e limpa, otimizada para uso em canais digitais e em sua presença física.
“Nossa indústria mudou muito desde o início deste século, e a UFI mudou junto. Como a organização global relevante para o nosso setor, o novo logotipo e aparência mostram o quanto a UFI cresceu e amadureceu”, disse o presidente da UFI, Geoff Dickinson.
“Temos um papel diferente, uma responsabilidade maior agora, e a nova identidade da UFI reflete isso. Combina bem com nossa organização”, completou.
Par Kai Hattendorf, CEO da UFI, com a proximidade do aniversário de 100 anos da entidade era a hora de reimaginar como a associaçao se apresenta para garantir o sucesso futuro em um ambiente cada vez mais digital.
“É um testemunho do grande trabalho realizado há quase 25 anos que a aparência anterior da UFI resistiu ao teste do tempo por um longo período e pôde se estender até esta presença muito mais digital”, completou.
A nova identidade será implementada em todas as plataformas digitais, materiais de eventos e canais de comunicação nas próximas semanas.
Os participantes do próximo Congresso Global da UFI em Colônia, Alemanha, também terão a oportunidade de ver e experimentar a nova identidade visual durante o evento, que ocorrerá de 20 a 23 de novembro de 2024 na Koelnmesse – incluindo um brinde comemorativo especial.
Para mais informações sobre as novas diretrizes de marca e logotipo da UFI, assim como para baixar os logotipos, acesse www.ufi.org/ufi-media-kit