O Museu da Casa Brasileira oferece visitas noturnas em quartas-feiras alternadas, com gratuidade para o ingresso das 18h às 22h. No mês de dezembro, a ação, que visa ampliar o acesso do público ao museu em horários alternativos, acontece nos dias 10 e 17. Devido ao calendário das festividades de final de ano, a visita noturna de 24 de dezembro foi antecipada para o dia 17.
Na quarta-feira 17 de dezembro a partir das 19h30, com entrada gratuita, acontece a palestra Mobiliário no Brasil, raízes e identidade: uma contribuição do Museu da Casa Brasileira, da professora Maria Angélica Santi, especialista em design de mobiliário. A apresentação tem como referência o acervo do MCB, explorando desde móveis mais antigos, relevantes para o reconhecimento das heranças culturais constitutivas da identidade do mobiliário brasileiro, até peças contemporâneas da Coleção MCB que se valem do repertório tradicional na sua produção.
Ainda no dia 17, data que marca a última visita noturna do ano, o público poderá conhecer também as mostras temporárias em cartaz: 28º Prêmio Design MCB e Casas do Brasil 2014 – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição Sobre Vivências: Carandiru. O Prêmio, realizado pelo museu desde 1986, é o mais tradicional do país na área, e traça a cada ano um panorama da produção do design nacional contemporâneo. Nesta edição, 33 premiados e 31 finalistas foram eleitos entre os 746 inscritos. Já a sexta edição de Casas do Brasil, projeto que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país, revela soluções encontradas pelos detentos para os obstáculos e para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio do Carandiru.
Em cartaz por tempo indeterminado, estarão disponíveis para visitação também as exposições Coleção MCB, que reúne móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21; e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, retrato de um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.
Realizadas desde o início de 2012, as visitas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 100 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso também a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações. Em 2015, as aberturas noturnas continuarão na periodicidade de duas vezes por semana, sendo retomadas a partir de 7 de janeiro.
Em todas as aberturas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3026.3913 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.
SERVIÇO:
Visita Noturna ao MCB – Dezembro
17 de dezembro, quarta-feira das 18h às 22h – Gratuito
Palestra Mobiliário no Brasil, raízes e identidade: uma contribuição do Museu da Casa Brasileira
Com Maria Angélica Santi
Horário: 19h30 – Entrada Gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br