Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Um ano para ficar na memória do setor de eventos

Um ano para ficar na memória do setor de eventos

POR LUIZ BELLINI

O mercado de eventos no Brasil é amplo, apaixonante e dinâmico. É possível encontrar iniciativas em todas as regiões do país, desde ações locais até grandes feiras de negócios nacionais e internacionais.

As feiras de negócio são excelentes oportunidades para as empresas se conectarem com seus clientes, fornecedores, parceiros e demais profissionais do setor. Ajudam a promover produtos, serviços e marcas, além de oferecer oportunidades para estabelecer novos contatos comerciais.

De acordo com estudos realizados por associações e entidades setoriais de promotoras de feiras, como a UBRAFE, em 2019, ou seja, antes da Pandemia, o mercado de feiras e eventos no Brasil movimentou entre 40 e 50 bilhões de reais, dos quais 20% foram investimentos diretos.

Anúncio

Se ampliarmos o alcance para o que gira em torno dos eventos, como gastronomia, hotelaria e turismo em geral, o montante total de movimentação pode chegar a 300 bilhões de reais.

Embora seja difícil confirmar o total de empresas que atuam neste setor no País, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), estima-se um volume de 15 mil companhias, que geram de 600 mil a 1 milhão de empregos diretos e indiretos. Em 2022 os eventos da RX Brasil geraram mais de 60 mil empregos, representando cerca de 10% dos empregos do setor em todo o Brasil.

Além de empregos, muitos negócios

No ano passado mais de 2400 empresas foram expositoras nos 8 eventos organizados entre os meses de abril e novembro no País.

Uma feira por mês com satisfação média de 88% e probabilidade de participação na edição seguinte de 80% – índices que comprovam a qualidade e o mais alto padrão de eficiência operacional da companhia.

Por isso que 2022 ficará marcado na história como o ano da retomada. Afinal, todos nós, profissionais do setor de feiras e promotores de eventos, estávamos com saudade da pujança dos corredores dos pavilhões após 2 anos sem grandes atividades.

O volume potencial de negócios que as feiras da RX Brasil geraram no ano passado foi de R$ 14 bilhões a R$ 20 bilhões, concentrados principalmente na Fenatran com R$ 9,5 bilhões.

Foram mais de 900 mil visitantes, sendo a Bienal Internacional do Livro de São Paulo a maior representante deste volume, com 660 mil fãs de livros.

As soluções digitais são aliadas dos eventos

O setor de eventos aprendeu que a tecnologia deve ser tratada como parceira e impulsionadora de negócios e engajamento, quebrando um paradigma que vigorou até o início de 2020, que entendia o mundo digital como ameaça ao mundo físico.

A RX Brasil engajou mais de 11 milhões de seguidores nas plataformas digitais e redes sociais das suas feiras, criando 55 milhões de conexões entre os mundos físico e digital.

Isso foi possível pelo aumento do investimento em novas tecnologias e gestão de dados nos anos de 2020 e 2021, melhorando e criando produtos focados na jornada dos visitantes para impulsionar a geração de negócios para os expositores.

Assim, é possível entender que no mundo pós 2021 as feiras devem: (1) possibilitar o ágil credenciamento antecipado à visitação, (2) potencializar a conexão prévia entre visitantes e expositores por meio de recomendações, (3) gerar leads de forma inteligente e qualitativa durante a feira, (4) aumentar o número de reuniões de negócios e (5) oferecer aos expositores relatórios em tempo real sobre a visitação nos seus estandes, oportunidades de negócios criadas nas feiras e nas plataformas digitais, assim como a comparação destes resultados com a média do segmento do expositor.

Compromissos mantidos

O ano de 2023 será fácil? Não, pois nenhum ano é. Os desafios sempre existirão, assim como as incertezas da vida e dos negócios.

Por isso que a RX Brasil mantém os compromissos de investir de forma contínua no aperfeiçoamento das suas soluções e dos seus produtos em prol da boa experiência dos visitantes e expositores.

Os eventos impactam a sociedade como um todo e possuem papel primordial para impulsionar a economia do País. Do que depender da RX Brasil, o setor de eventos ajudará a recuperação econômica brasileira.

Portanto, para isso, é importante que os profissionais e as empresas aproveitem ao máximo as oportunidades criadas nas feiras de negócio para se destacar no mercado e crescer.

*Luiz Bellini possui 20 anos de experiência profissional em eventos, marketing, e-commerce e comunicação. Atualmente é Diretor de Portfolio da RX Brasil, responsável pelos setores automotivo, transporte & logística, automação industrial, cultura e segurança.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.