“Toda a vez que a Embratur vai de encontro ao trade turístico, é uma ação correta. E vice-versa. Não existe desenvolvimento econômico sem desenvolvimento institucional”. Dessa forma, Vinicius Lummertz, Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, iniciou a reunião com a União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, UNEDESTINOS, realizada na última terça-feira, 21, em Brasília. Entre as pautas estavam a transformação do instituto em agência e a participação do Brasil em feiras internacionais.
O encontro foi solicitado pela UNEDESTINOS e atendido pela EMBRATUR para esta data. “Os CVBs que até então caminhavam sozinhos, passaram a entender que não são concorrentes entre si, e que a união é essencial para o desenvolvimento. Com isso, surgiu a UNEDESTINOS. Assim, sempre buscamos o diálogo contínuo com poder público, sobretudo a Embratur, para conquistar visibilidade internacional para os destinos”, comentou Alexandre Resende, Vice-Presidente Financeiro.
A entidade reuniu representantes da diretoria, dos associados e dos membros do Conselho Consultivo, para que pudessem sanar dúvidas em relação ao processo de transformação da Embratur em agência e seus impactos para destinos pequenos e grandes. “Quando a Embratur foi criada, o contexto do turismo no País era outro. Hoje, lidamos com uma realidade muito maior, quando se vê os valores de atividades como aviação ou rendimento de agências de viagens”, detalhou Lummertz. “Hoje, os destinos têm uma representatividade nacional atuante e se mostra favorável a uma Embratur cada vez mais forte”, comentou Basileu Tavares, Vice-Presidente Conselheiro da UNEDESTINOS.
Lummertz comentou uma série de assuntos que estão em andamento que impactam no desenvolvimento do setor, como a lei geral do turismo, parques temáticos e abertura de capital das aéreas. “Essa aproximação com o trade é importante para que as pautas sejam direcionadas e prioridades elegidas. A estratégia da Embratur é a mesma, com pouco ou muito investimento”, completou Lummertz.
Da UNEDESTINOS, participaram também João Bueno e Walter Bittar (ABR), Ana Paula Siqueira (CNC), Carlos Vieira (Eventpool), Danilo Duarte (Guarulhos CVB), Kelly Oliveira e Fabio Zelenski (SPCVB); e, da Embratur, Marcelo Costa, Chefe de Gabinete, Tufi Michreff, Diretor, Gilson Lira, Diretor, Katia Bitencourt, Assessora da Presidência, e Tiago Tomazella, Coordenador de Publicidade e Propaganda.
“A reunião foi proveitosa pois permitiu que ambas partes possam ter alinhadas suas estratégias que são complementares por natureza. Se nós pensarmos no sistema de promoção, o mais similar para a atividade da Embratur são os CVBs. Então, existe um potencial muito grande de alinhamento de ações, que definimos aqui e que serão apresentadas por ambos os grupos durante a WTM Latin America para incorporação dos diversos planejamentos. Já estamos alinhados em relação às feiras de 2017. Agora temos que ir além, para a área de internet, de promoção e calendários, um conjunto das estratégias de atração de turistas do exterior para o Brasil”, explicou Vinicius Lummertz. “A melhor resposta é trabalharmos juntos pois teremos condições de desenvolver esses destinos brasileiros para eventos com os mecanismos que a Embratur tem e novos que poderão ser desenvolvidos. Estamos diante da possibilidade da construção de um trabalho de muita consistência sob a perspectiva de produtividade”, finalizou.
Durante a WTM, que acontecerá de 4 a 6 de abril no Expo Center Norte, UNEDESTINOS e Embratur voltarão a se encontrar para definir os próximos passos. Para o III UneCongresso, a ser realizado no dia 6 de julho em conjunto com o MPI Lamec, estão previstas atividades conjuntas para compor a programação do evento.