Anúncio
Início Geral Unibes Cultural e Grupo de Mídia São Paulo apresentam a exposição “50...

Unibes Cultural e Grupo de Mídia São Paulo apresentam a exposição “50 anos de mídia no Brasil – 1968-2018”

Anúncio

Com curadoria de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Thomaz Souto Corrêa, a mostra traz a trajetória da mídia no país separada por décadas

A Unibes Cultural em parceria com o Grupo de Mídia São Paulo, entidade que congrega os profissionais de mídia das agências de publicidade e propaganda do Estado de São Paulo, apresentam a exposição “50 anos de mídia no Brasil – 1968-2018″, em comemoração aos 50 anos da entidade. A mostra conta a evolução dos meios de comunicação entremeada com os fatos históricos que ocorriam no país no decorrer deste período de uma forma absolutamente lúdica, e faz uma viagem no tempo para mexer com a memória afetiva e com as emoções de quem viveu esta época, além de oferecer uma oportunidade singular de conhecimento para os mais jovens.

Separada por décadas, a exposição contou com a curadoria de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Thomaz Souto Corrêa, dois ícones do mercado de mídia brasileiro, que junto com uma equipe de apoio, foram responsáveis por selecionar e indicar as referências para cada período da exposição. No passeio pelo tempo, a mostra inicia em 1968, sob um cenário de restrição à liberdade, marcado também pela chegada do homem à Lua. A jornada continua com a  Copa de 70, a implementação da TV Colorida, a anistia, a multiplicação das rádios FM, a efervescência da era Disco, o movimento Diretas Já, a chegada da TV a Cabo, a morte de Ayrton Senna, Brasil pentacampeão até o fenômeno das redes sociais, tudo ambientado de acordo com as características de cada década.

Para Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, receber a mostra “50 anos de mídia no Brasil – 1968 – 2018” é muito importante para a instituição. “No Brasil, a mídia foi, nesses últimos 50 anos, um grande influenciador na construção e na formação cultural do país. Com forte representação, determinou tendências e comportamentos”, analisa. “Portanto, grande parte da identidade brasileira atual é um desdobramento da mídia, que influencia tanto o indivíduo quanto a sociedade”, completa.

Anúncio

A exposição contou com a criação e produção cenografia da Caselúdico, responsável por algumas exposições mais bem-sucedidas do país, como o Castelo Ra-Tim-Bum, Tim Burton e Sílvio Santos; teve a produção geral da Piraporanó e o gerenciamento operacional da Duo Experience.

As décadas:

1968-1977 Massificação das mídias – os eventos transmitidos ao vivo pela TV e pela rádio, Copa de 70, início da transmissão em cores, Sílvio Santos, Chacrinha, Hebe Camargo, Ronald Golias, as novelas Beto Rockfeller e Bem-Amado, Jornal Nacional, Fantástico, os homens do Rádio, a revista Veja.

1978-1987 – O Brasil via Embratel – redes nacionais de televisão, retorno dos exilados políticos, Diretas Já, presidente Tancredo Neves, novelas Roque Santeiro e Dancin’Days, Henfil, Perdidos na Noite, TV Pirata, Casseta & Planeta, Fórmula 1, as Rádios FM, revistas verticais Bizz e Somtrês, o videocassete.

1988-1997 – Quantidade e Qualidade – TVA, Globosat, boom das revistas, rádios e seus estilos musicais, MTV, nova constituição nacional, Odete Roitman, Pantanal, nascimento da Internet, UOL,  chegada das redes internacionais de cinema

1998-2007 – A Internet veio para ficar – Bug do milênio, ferramentas gratuitas IG e BOL,  portais Terra e Yahoo, comunicação online com ICQ e MSN Mensenger, rádios web, MySpace, Trama Virtual, Google, Orkut, versões online das revistas, transmissões digitais, Reality shows – Casa dos Artistas, BBB, No Limite, mídia exterior, Facebook.

2008-2018 – A Era Digital – plataformas digitais, blogs, sites, redes sociais, segunda tela, Breaking Bad, Game of Thrones, trend topics do Twitter, Youtube, celular, Netflix, a rádio ao vivo e a cores, mídia exterior, cinema multiuso e aplicativos.

 Serviço

50 anos de mídia no Brasil – 1968-2018

De 26/10 a 3/2

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h30 às 18h30

Classificação indicativa: livre

Ingressos: R$ 20,00 | R$ 10,00 (meia)

Informações: 11 3065-4333 e https://unibescultural.org.br/50anosdemidia/

Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo, SP (ao lado da estação Sumaré do metrô) | Novo horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile