Vacina x Perspectivas para os eventos – Por Abraham Gurvitch (ABEOC-SP)

Anúncio

Por Abraham Gurvitch

No dia 04 de dezembro de 2020, começou o 23º Congresso de Oftalmologia da USP no Centro de Convenções Rebouças!

É um dos primeiros eventos da retomada com 650 participantes presenciais, 1200 online e 30 empresas expositoras.

Todos os cuidados foram tomados: distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e álcool gel.

Anúncio

Mas você, leitor, deve estar se perguntando: “Mas este evento foi em 2020, quando ainda não tínhamos a vacina. O que tem a ver com o título deste artigo?”

Bem, é muito simples. Mesmo sem a vacina, era possível realizar eventos presenciais e híbridos, inclusive com exposição.

É preciso uma relação de confiança, muito profissionalismo e responsabilidade.

Todo o trade de eventos, através de suas associações representativas (dentre elas a ABEOC BRASIL – SP) se reuniu e elaborou junto com as autoridades sanitárias que chancelaram, protocolos de segurança para a realização dos mais variados tipos de eventos.

Organizar e realizar eventos com empresas regularizadas, profissionais e responsáveis, é seguro.

O que tem aparecido na mídia são eventos irregulares que nada tem a ver com os eventos realizados pelos associados da ABEOC BRASIL SP. Estes eventos, chamados “clandestinos”, não obedecem protocolos e nem seu público, ao contrário dos eventos realizados por profissionais, para profissionais.

Ontem começamos a nossa vacinação. A fase 1 vacinará primeiro os profissionais da área da saúde e uma parcela da população mais vulnerável.

Isto possibilitará uma maior flexibilização para os eventos presenciais da área da saúde, que é uma parcela grande dos eventos técnico-científicos.

Além de provavelmente permitir um número maior de participantes presenciais, a barreira do medo de deslocamento e participação presencial será quebrada. Claro, após 21 dias da segunda dose da vacina.

As companhias aéreas, meios de transporte turístico, meios de hospedagem, centros de convenções e todos os profissionais envolvidos nesta enorme cadeia de valor estão preparados para trabalhar e prover toda a segurança aos participantes dos eventos.

Com responsabilidade, pode-se tudo!

*Abraham Gurvitch é Diretor de Relações com o Mercado da ABEOC-SP