POR FELIPE “FLORIPA” GUEDES
Quase que a cada semana nas últimas 4, o governo do estado de SP vem anunciando antecipações do calendário de vacinação.
Sem dúvida nenhuma essa agilidade impacta em todos os mercados e claro, de maneira mais forte e importante no mercado de entretenimento, eventos e cultura tendo em vista que se trata de um setor que respira relações presenciais e vive os eventos como shows, congressos, feiras de negócios, festas, convenções, lançamentos etc.
Ainda que o mercado tenha se adequado ao momento trabalhando no formato digital e híbrido é sabido que o presencial ainda é o mais eficaz e que resulta em movimento de empregos e fluxo financeiro mais expressivo.
Já ficou claro também que no retorno ao presencial, o híbrido será sem dúvidas o formato que estará presente na maioria dos projetos de live marketing, mas como podemos enxergar essa evolução ou retomada em relação ao que se vê diante da escalada das vacinas?
O mercado de live marketing como um todo está sem dúvida nenhuma ansioso pela vacina e a oportunidade de entregar seus projetos novamente com a mesma emoção presencial de antes, mas o que não pode ser esquecido é que retomar os projetos presenciais não é uma questão única de vacinar, mas sim do cliente se sentir seguro e confortável.
Quando falamos em eventos sociais (casamentos, bodas etc.) envolvemos “CPFs” mas quando trata-se de projetos corporativos, neste caso os CNPJs são os mais envolvidos e esse ponto é o mais sensível. As marcas precisam sentir-se seguras e prontas para esse contato novamente.
E como nós, players e profissionais do mercado, podemos contribuir para essa confiança e segurança?
Desenvolver protocolos em conjunto as entidades do setor e inclusive lado a lado entre concorrentes, afinal neste momento falamos de 1 objetivo em comum e isso precisa estar a frente de qualquer outro ponto.
Estimular seu cliente aos poucos a acreditar nesses protocolos é mostrar tanto em custos quanto no projeto que é possível entregar com segurança, emoção e resultado dentro de novos padrões de proteção. Nossos clientes precisam conhecer, entender e sentir-se cuidados por nós players e fornecedores do setor.
É preciso entender que com vacina, com alguns estados vacinados, ainda não teremos 100% de segurança e teremos a parceria das Máscaras, álcool gel e o distanciamento mínimo por um bom tempo ainda e isso nos faz trabalhar a cada dia mais focados em estruturar planilhas, defesas e argumentos de condução dos eventos presenciais.
Se mantivermos o olhar na experiência e nas inovações de tecnologia e comunicação que 2020 nos proporcionou “forçadamente” ou não, indiscutivelmente nosso mundo de Live marketing tem tudo para ser algo ainda mais apaixonante e surpreendente, seja em projetos 100% presenciais ou híbridos, nossos desafios estão em manter os propósitos evidente, sermos mais humanos do que nunca e pra sempre, construirmos bases de segurança sólidas e elevarmos a régua do “humanizar marcas mostrando que são constituídas sim por pessoas.
*Felipe Guedes é sócio e diretor geral da Intensitá agência.