Verão e Fim de Ano

Anúncio

Chegando o verão, parece que um pensamento coletivo vira epidemia: emagrecer. Os consultórios dos endocrinologistas e as academias de ginástica enchem e as pessoas não falam de outro assunto.

Se por um lado é bom porque decidimos tomar uma atitude, pelo outro é ruim porque o verão só dura três meses e o processo de cuidar da saúde tem que ser para sempre. Uma boa parte das pessoas faz o máximo de esforço para perder peso até as férias e, depois, abandona o processo de emagrecimento.

Para perdermos peso temos que adotar uma filosofia de vida diferente. Não basta fazer a dieta. Temos que entender porque a dieta que foi prescrita faz bem para a nossa saúde. Temos que iniciar a atividade física e insistir até que consigamos sentir os benefícios dela. É preciso perceber que dormir pouco engorda e que ficar nervoso e estressado piora os marcadores de saúde como glicemia, cortisol etc.

Nas festas de fim de ano, também achamos que o mundo vai acabar e que temos de comer tudo o que não comemos durante o ano inteiro. Durante a semana de festas, podemos perder todo o progresso de um ano se exagerarmos. É interessante ir ao supermercado e observar que há um verdadeiro frenesi em busca de iguarias calóricas. Todo mundo correndo como se não houvesse outra chance.

Anúncio

Neste fim de ano, presenteie a si mesmo com uma vida melhor e mais regrada. Eu garanto que será o melhor presente que você já ganhou.

 

Por  Dr. Mauricio Hirata, médico endocrinologista (CREMESP: 59813/ RQE: 23162).

Texto tirado da Radar Magazine edição 35.
Para ter acesso a versão digital da Radar Magazine 35, acesse: https://issuu.com/revistaradarmagazine/docs/_book_rm35_issu_4d214ddc48d373