A Assembleia de Acionistas da Veronafiere S.p.A., aprovou ontem (24) por unanimidade os resultados consolidados de 2023, que registraram um recorde histórico de receitas.
O resultado superou as expectativas e também os resultados de 2019, pré-pandemia. Esse desempenho foi alcançado exclusivamente por meio da gestão característica – que gera em média 90% das receitas – sem auxílio estatal ou mais-valias.
“Os números refletem um crescimento de dois dígitos no faturamento, confirmando a vitalidade dos produtos bem representados, bem como dos serviços desenvolvidos pela S.p.A. e pelo grupo”, disse o Presidente da Veronafiere, Federico Bricolo.
As receitas do Grupo Veronafiere são significativas, ultrapassando os resultados de 2019 e totalizando 120,5 milhões de euros, um aumento de 11,8% em relação a 2022.
O EBITDA é de 22,3 milhões de euros, uma melhoria de 25,9% em relação a 2022, superando o orçamento em 4,6 milhões de euros, com um lucro de 3,9 milhões de euros.
“Um elemento de grande relevância é a geração de caixa, que se tornou sólida, reduzindo consideravelmente o endividamento: a estrutura financeira do Grupo Veronafiere está novamente sólida”, completou.
O CEO da Veronafiere, Maurizio Danese, destacou que no que diz respeito à empresa-mãe Veronafiere S.p.A., as receitas de vendas e serviços para o exercício de 2023 totalizaram 93,8 milhões de euros, um aumento de 16% (+13 milhões de euros) em relação a 2022.
O EBITDA é de 14,1 milhões de euros, um crescimento de 19,4% (+2,4 milhões de euros) em relação ao ano anterior.
O resultado líquido em 31 de dezembro de 2023 registrou um lucro de 2,3 milhões de euros, em comparação com uma perda de 6,1 milhões de euros em 2022.
Em 2023, foram realizados um total de 50 eventos, dos quais 39 no local de exposições da Veronafiere, com um total de:
– 770 mil visitantes na Itália, 11 mil expositores e uma área líquida de exposição de 567 mil metros quadrados, e 11 no exterior, em 6 países (Brasil, China, Holanda, Peru, Sérvia e Estados Unidos da América).
Os objetivos estratégicos para 2024-2026 da Veronafiere, sob o nome “ONE Veronafiere”, incluem 30 milhões de euros em investimentos, 5 novos eventos, e uma receita de 151,8 milhões de euros.
Este plano estratégico está focado em promover todas as empresas do Grupo e consolidar sua presença internacional (leia sobre ele aqui).
“O chamado ONE Veronafiere destaca o objetivo de valorizar sob uma única liderança todas as empresas do Grupo, desde montagens até operações no exterior, a fim de criar valor em termos de faturamento e know-how de mercado para as indústrias que atendemos com feiras e eventos Veronafiere na Itália e no mundo”, acrescentou Bricolo.
A Veronafiere também está comprometida com a sustentabilidade ambiental e social, buscando melhorar constantemente seu desempenho energético e promovendo uma cultura de responsabilidade social por meio de várias iniciativas durante suas feiras.