Veronafiere foca em novos eventos e desenvolvimento de temas ESG

Anúncio ABIMAD39

O Plano Estratégico ONE Veronafiere 2024-2026, anunciado em março (leia aqui), está em plena implementação. No 1º semestre do ano, a organizadora já alcançou objetivos importantes:

– Iniciativas focadas na inclusão e coesão como grupo; cinco novos eventos na Itália e no exterior; início das obras de requalificação do centro de exposições – seguindo critérios de sustentabilidade ambiental.

Neste contexto dinâmico, insere-se a nomeação de Adolfo Rebughini como diretor-geral, que já atuava como COO (chief operating officer) da Veronafiere desde fevereiro de 2023.

A nomeação, que visa continuar e facilitar a implementação do Plano, foi oficializada por unanimidade no Conselho de Administração da Veronafiere nesta semana.

Anúncio

“O papel do diretor-geral fortalece tecnicamente as capacidades de coordenação e operacionais dos ativos do Grupo Veronafiere, garantindo, ainda, a continuidade de visão necessária para implementar a estratégia de crescimento”, disse Federico Bricolo, presidente da Veronafiere.

Maurizio Danese, CEO da Veronafiere, acredita que graças às suas competências e predisposição para inovar e gerir processos complexos, Rebughini saberá contribuir para reforçar ainda o posicionamento da empresa no cenário internacional de feiras e eventos.

“Agradeço ao Conselho de Administração da Veronafiere pela plena confiança depositada em mim com esta nomeação e aos colegas pelo apoio e colaboração demonstrados desde minha chegada à empresa”, afirmou Adolfo Rebughini, agora diretor-geral da Veronafiere.

Em linha com o compromisso da Veronafiere de valorizar o talento e as competências individuais dos seus funcionários, Margherita Maimeri e Valeria Santolin foram nomeadas para os Conselhos de Administração de duas empresas controladas do Grupo: Eurotend Spa e Intex Spa, respectivamente.

A empresa também já instituiu um comitê para a paridade de gênero, e está implementando atividades de formação e sensibilização para os gestores.

INFRAESTRUTURAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

No âmbito das intervenções de infraestrutura, foi iniciado o canteiro de obras para a requalificação da porta L da Veronafiere, com previsão de conclusão para setembro, e que proporcionará um novo acesso moderno e funcional para visitantes e expositores que chegam pela via Scopoli e via Roveggia.

O projeto mostra grande atenção à sustentabilidade ambiental e inclui a criação de novas áreas verdes, plantação de árvores e instalação de pontos de recarga para carros elétricos, à disposição dos participantes dos eventos e dos cidadãos.

Dentro da venue também está em andamento uma revolução nos pontos de alimentação, em direção a uma oferta gastronômica com os mais altos padrões de qualidade e máximo conforto.

O Plano Estratégico também avança o compromisso da Veronafiere com a eficiência das suas estruturas e a melhoria do desempenho energético.

Em junho, iniciaram-se os trabalhos de instalação de um sistema fotovoltaico no telhado do pavilhão 8 da feira: entrará em funcionamento até o outono europeu, com capacidade de gerar um pico de 1,1 megawatts de energia limpa, dos quais 80% destinados ao autoconsumo.

NOVOS PRODUTOS DE FEIRAS

Através da ampliação do portfólio de eventos, o Grupo prevê consolidar no mercado a posição de liderança como organizadora direta de feiras, das quais hoje gera 90% de suas receitas.

Igualmente determinante é a escolha de fortalecer o crescimento internacional de marcas como Vinitaly e Marmomac, para aumentar a fatia de faturamento proveniente das atividades no exterior.

No que diz respeito aos eventos, na Itália as novidades no calendário da Veronafiere começaram já em junho (7-8) com a estreia da Amphora Revolution, uma feira que trouxe a inédita parceria entre Vinitaly e o Merano WineFestival.

Novidades previstas para o próximo ano incluem o Paving Show, salão de infraestruturas rodoviárias (12-13 de março de 2025), e a Feira de Vida no Campo (14-16 de março de 2025), adquirida em março passado.

Ainda em 2025, o formato do SOL, feira dedicada ao azeite de oliva, será renovado com mudança de nome e ampliação da gama de produtos.

O evento não ocorrerá mais simultaneamente com a Vinitaly, mas terá uma colocação autônoma no calendário da Veronafiere, para favorecer seu crescimento e sucesso comercial.

Liderando a expansão internacional, a primeira edição da Vinitaly.USA ocorrerá no Navy Pier de Chicago, de 21 a 22 de outubro de 2024.

Trata-se da única feira de vinho italiano em território estadunidense, fruto da cooperação entre Veronafiere, ICE-Agência e Câmara de Comércio Ítalo-Americana do Meio-Oeste.