Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Veronafiere incrementa sustentabilidade com o novo sistema fotovoltaico de 5.000 m²

Veronafiere incrementa sustentabilidade com o novo sistema fotovoltaico de 5.000 m²

Anúncio

O Grupo Veronafiere, na Itália, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental com a instalação de um novo sistema fotovoltaico de 5 mil metros quadrados.

Em um ano, ele é capaz de produzir 1.184,3 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo de 300 apartamentos, evitando a emissão de 770 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Os 2.183 painéis solares que compõem a estrutura foram instalados no telhado do pavilhão 8 do complexo de feiras de Verona, com um investimento total de 886 mil euros e seis meses de trabalho.

51% da energia elétrica gerada é destinada ao autoconsumo, atendendo às necessidades de quatro pavilhões expositivos (6, 7, 8 e 10) e da área externa “E”.

Anúncio

O restante, 49%, é enviado para a rede elétrica. No entanto, já está em estudo um sistema com pontos de distribuição otimizados, que pode aumentar para 86% a energia utilizada nas atividades da Feira.

O sistema fotovoltaico foi apresentado pelo presidente Federico Bricolo, junto com o diretor-geral Adolfo Rebughini e a diretora de Operações e RH, Anna Nicolò.

O projeto faz parte da estratégia de crescimento do Grupo, que adota uma abordagem cada vez mais sustentável para o negócio de feiras, por meio da implementação de soluções tecnológicas e boas práticas de gestão.

“O novo sistema fotovoltaico cumpre um dos objetivos definidos pelo Conselho de Administração no plano de desenvolvimento ONE-Veronafiere e representa um novo marco em nosso processo de transição energética”, explica Federico Bricolo, presidente da Veronafiere.

“Estamos, inclusive, olhando para os próximos passos: há um projeto em estudo sobre energia geotérmica que também beneficiará os cidadãos, e iniciamos com a Prefeitura de Verona uma discussão sobre a criação de uma comunidade energética, onde a Feira poderá desempenhar um papel central”, completa.

Os novos 5 mil metros quadrados de painéis solares somam-se aos 2 mil já instalados há dez anos no telhado do pavilhão 1, que fornecem 76 kW de potência.

“Para o nosso Grupo, a sustentabilidade tem um papel central no modelo de desenvolvimento”, comenta Adolfo Rebughini, diretor-geral da Veronafiere.

A VeronaFiere foi a primeira na Itália a receber, em 2015, a certificação ISO 50001 para gestão de energia e, há três anos, publicou voluntariamente o relatório de sustentabilidade, antecipando a obrigatoriedade legal.

“Além disso, promovemos eventos em setores decisivos para a transição verde, como o Solar & Storage Live Italia, que estreará em nosso espaço nos dias 8 e 9 de outubro de 2025”, completa.

No quesito eficiência energética, além dos novos painéis solares, a Veronafiere realizou intervenções de “relamping” em dez torres de iluminação e em áreas externas dos pavilhões.

Em outras palavras, a organizadora substituiu lâmpadas antigas por sistemas de iluminação LED, reduzindo o consumo total em 110,5 kilowatts por ano.

“A Veronafiere reconhece a importância da preservação ambiental para a coletividade”, afirma Anna Nicolò, diretora de Operações e RH da Veronafiere.

“O aspecto mais relevante está no consumo e na gestão da energia necessária para sustentar nosso negócio principal. Por isso, estamos constantemente trabalhando para melhorar o desempenho energético e otimizando estruturas e processos”, completa.

Além da questão energética, a Veronafiere também se destaca no ciclo de reciclagem dos resíduos gerados durante seus eventos. Em 2024, atingiu 80% de coleta seletiva, o que equivale a 3.300 toneladas de materiais reciclados.

Por fim, para reduzir ainda mais seu impacto no território, a Veronafiere oferece aos funcionários a possibilidade de trabalhar remotamente por meio do programa de “homeworking” e incentiva soluções inovadoras para promover a mobilidade sustentável no trajeto casa-trabalho.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile