A Vinitaly, uma das principais feira de negócios para o setor de vinhos do mundo, iniciou no último dia 19 de janeiro um roadshow global.
A ação, que irá até o dia 23 de fevereiro, chegará a 9 países (12 cidades, 13 paradas em 3 continentes: Europa, Ásia e América do Norte) que juntos representam dois terços do total de exportações do setor de vinhos da Itália.
“Será uma atividade alinhada com a missão corporativa que visa principalmente a promoção das marcas italianas, num momento particularmente delicado para o setor empenhado em lidar com o impacto do aumento dos custos de produção”, aponta o presidente da Veronafiere, Federico Bricolo.
O Roadshow é também uma oportunidade para explorar novas oportunidades para uma presença estável da Veronafiere em alguns mercados de interesse com os Roadshows Wine To Asia e Vinitaly China – para a China e a área expandida do Extremo Oriente – e com a Wine South America para o Brasil e o continente sul-americano.
“Esta é uma iniciativa promocional inédita que se soma e concretiza o importante investimento de mais de 3 milhões de euros para a captação de compradores e operadores tendo em vista a próxima Vinitaly, agendada para de 2 a 5 de abril”, sublinha o diretor-gerente do Veronafiere , Maurizio Danese.
“Um total de 50.000 quilômetros de viagem até os países-alvo que representam, tanto em perspectiva quanto em termos de consolidação, grande parte do presente e do futuro comercial do vinho italiano no mundo”, completa.
O Vinitaly Roadshow está dividido em 13 etapas nas quais também será apresentada a 55ª edição da feira, expressão internacional da vinificação Made in Italy.
Entre os muitos compromissos, está programado um curso de formação com curadoria da Vinitaly International Academy , criado pela Veronafiere-Vinitaly com a função de divulgar o conhecimento da singularidade e variedade do patrimônio vitivinícola italiano para compradores, operadores do setor ho.re.ca e mídia.
A primeira parada foi em Rust (Áustria) seguida de Princeton (EUA) dia 23, Nova Iorque (EUA) em 24 e 25, Copenhagen (Dinamarca) também no dia 24.
No mês de fevereiro o calendário inclui ações em Chicago (EUA, 2 de fevereiro), Munique (Alemanha, 6 de fevereiro), Bruxelas (Bélgica, 7 de fevereiro), Zurique (Suíça, 8 de fevereiro), Londres (Reino Unido, 8 de fevereiro) e Cardiff (Reino Unido, 9 de fevereiro).
O mês fecha com os compromissos em Tóquio (Japão, 21 de fevereiro) e Seul (Coreia do Sul, 23 de fevereiro).
A 55ª Vinitaly, que combina o projeto internacional de receptivo com um tour interno pelas principais vinícolas italianas, promete ser ainda mais estratégica na frente de negócios, em particular com inovações ligadas a empresas/compradores B2B direto, mas também com um “ Prove e COMPRE ”, com operadores identificados pela rede internacional de delegados da feira em colaboração com empresas.
Também será dado espaço ao formato digital, com a plataforma “Vinitaly Plus ” para consolidar as relações comerciais ao longo do ano e que permite a criação de uma agenda de encontros entre compradores e produtores durante os dias do evento.