Um dos quatro eventos mais importantes do mundo no segmento de mármore e granito acontecerá de 16 a 19 de fevereiro de 2016, em Vitória, no Espírito Santo. Em sua 41ª edição, Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America 2016, reunirá 300 empresas brasileiras e 120 expositores de países como a Turquia, Itália, Índia, Portugal, China, Egito, Grécia e Paquistão.
Essa internacionalização reforça a importância do Brasil no setor, consolidando a feira como referência para o mercado da pedra, da construção civil, da arquitetura e design. Em uma economia em recessão, o mercado cresce e traz divisas para o Brasil.
Berço da maior geodiversidade do mundo, com quartzitos, mármores, ardósias, granitos exóticos e pedras translúcidas, o Brasil possui mais de mil tipos de rochas ornamentais, entre básicas e exóticas, resultantes da combinação de diferentes cores, texturas, tonalidades e fatores climáticos e geomorfológicos, que auxiliam na formação do padrão estético.
O setor investe constantemente em novas tecnologias para modernizar o processo de extração e aprimorar tecnologias para o acabamento das peças de forma a atender às criações dos arquitetos mais arrojados. Arquitetos de renome como o argentino César Pelli, autor do projeto Torre Unicredit em Milão, adotam rochas brasileiras em seus projetos icônicos: só a torre foram 16 mil m² do Granito Verde Savana, extraídos no Espírito Santo.
Além das rochas ornamentais, os visitantes terão a oportunidade de conhecer novas formas de beneficiamento das pedras, insumos, maquinários, novas tecnologias além de participar de palestras e debates.
Segundo o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), que utiliza como base os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), os mármores polidos de empresas do Espírito Santo registraram um crescimento nas vendas para o exterior de 45,04% em 2015, se comparado com 2014, e ganham espaço em residências e projetos comerciais nos Estados Unidos, no Canadá, na Itália, na Espanha e no Reino Unido.
“Há outros países que vendem mármores, como a Turquia, por exemplo. Porém conseguimos conquistar uma parte desse mercado em 2015, pois os materiais brasileiros são sinônimos de elegância”, explicou a superintendente do Centrorochas, Olívia Tirello. Em 2015, as vendas totalizaram US$ 41,1 milhões contra US$ 28,3 milhões, em 2014.
Segundo a Agência Senado, o Brasil conta com cerca de 10 mil empresas, que geram 120 mil empregos diretos e 360 mil empregos indiretos. Só em variedades de rochas ornamentais, o país contabiliza mais de 1.2 mil tipos.
Os Estados Unidos continuam sendo o grande comprador dos granitos brasileiros, principalmente dos exóticos; seguidos pelo Canadá e México. Do total exportado em 2015, US$ 808,5 milhões foram vendidos para esses três países. “O setor precisou se reinventar em 2008 e 2009 por conta da crise nos Estados Unidos, e agora percebemos claramente a retomada desse mercado, o principal parceiro do Brasil no setor”, reforçou a superintendente do Centrorochas.
Tales Machado, presidente do Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado Espírito Santo), afirma que o cenário econômico desenhado há alguns anos apresentou consequências desafiadoras para o setor de rochas ornamentais no ano passado.
“Considerando as perspectivas pessimistas de especialistas para a economia em 2016, acredito que será um ano de transformação para o segmento, quando os empresários devem direcionar seu foco para a inovação e redução de custos. Este será um ano de adequação onde todo empresariado terá que reinventar seus negócios, agregar novos valores e conhecer melhor seus clientes, percebendo em detalhes suas necessidades”.
Face à crescente utilização de rochas ornamentais por arquitetos brasileiros e americanos, foi realizado no ano passado no Brasil o primeiro curso de “Design com Rochas Ornamentais”, reconhecido pela American Institute of Architects (AIA). Destinado a designers de interiores, arquitetos e paisagistas, entre outros profissionais, o evento mostrou novas tecnologias, tratamento de superfície e acabamento, além de visitas a pedreiras e à indústria de beneficiamento.
Patrocinadora do Pinnacle Awards 2015, prêmio oferecido pelo Marble Institute of America (MIA) para o melhor banheiro e melhor cozinha do ano, a Vitória Stone Fair receberá os vencedores das duas categorias durante a feira. “Estamos entusiasmados com esse patrocínio. Ótima maneira de chamar a atenção para essas duas novas categorias da premiação”, disse Helen Distelhorst, diretora de eventos do MIA.
Além das ações já realizadas nos países predominantemente importadores, como China e Estados Unidos, o Projeto “Buyers Club” da Vitória Stone Fair incentiva a vinda de empresas de várias partes do mundo à feira. Uma extensa agenda de visitas às indústrias do setor e às pedreiras no Estado compõem a lista de atividades para quem quiser conhecer bem o setor.
Alguns temas serão debatidos durante o evento, como “Construção sustentável: construindo com rochas naturais”, que debaterá as normas para entrada de chapas e demais produtos na Alemanha, por Reiner Ralf Krug, DNV; “Exportação mais competitivas para os EUA”, por Jefferson Michaelis – Presidente da Brazil-Florida Chamber of Commerce; e “Design industrial, planejamento urbano e transporte e arquitetura no Rio de Janeiro”, com foco nos Jogos Olímpicos de 2016, por Luiz Eduardo Indio da Costa e Guto Indio da Costa.
Serviço:
VITORIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016
41ª Feira Internacional do Mármore e Granito.
Data: de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário: 13h às 20h (acesso até as 19h).
Local: Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo.
Empresa realizadora: MILANEZ & MILANEZE S/A
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
E-mail: info@vitoriastonefair.com.br
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br
Fonte: Grupo Casa