No dia 13 de setembro de 1961 a Folha de São Paulo anunciava: “Já em obras o I Salão da Criança”, que dizia:
Com a inauguração oficial marcada para o dia 29, começou a ser instalado no Pavilhão Internacional do Parque Ibirapuera o I Salão da Criança, no qual 200 indústrias vão mostrar o que produzem para a infância e a juventude. O Salão, que além da exposição apresentará programa de caráter cultural, é organizado pela Alcântara Machado e Empreendimentos e conta com o patrocínio da Federação das Indústrias e a colaboração do Governo do Estado. Permanecerá aberto para o púbico de 30 do corrente a 15 de outubro
O Salão da Criança foi apenas mais um dos sucessos da Alcântara Machado que, antes de ser vendida para a Reed Exhibitions (2007), contabilizou mais de 600 feiras realizadas no país. Inicialmente realizada nos antigos pavilhões do Ibirapuera, o Salão da Criança foi uma feira lúdica reunia num só espaço fabricantes de brinquedos, empresas do ramo editorial e de alimentação, e tudo mais que abrangesse o universo infantil.
Espalhado pelo pavilhão, diversas atividades infantis e muitos brinquedos. O Salão era realizado no Ibirapuera, onde ficou de 1961 até o início dos anos 70, quando o complexo do Anhembi foi inaugurado. As últimas informações que encontrei do evento datam de 1975. Alguém tem mais informações? Ou foi neste evento? Conte para nós alí na área de comentários.
Quando o Paulo Passos Filho me mostrou umas imagens de uma edição deste evento, eu fiquei encantado. Mas ao procurar mais informações para escrever aqui… eu encontrei um baita trabalho… que não seria justo eu recompilar e utilizar. Para ter uma ideia maior ainda de como foi esta grande feira, acesse http://luiz-domingues.blogspot.com/2016/06/salao-da-crianca-por-luiz-domingues.html . Você não irá se arrepender.
A mesma Folha de São Paulo, no dia 18 de outubro, contou de uma forma também interessante sobre o final da primeira edição:
“Uma chupeta azul enterrada na areia em frente à porta do pavilhão parece mostrar que acabou o Salão da Crianã no Ibirapuera. Caminhões e martelos lá dentro, prosseguiam no trabalho de desmonte ontem, na manhã, derrubando castelos medievais de papelão, rodas-gigante, foguetes interplanetários coloridos e zepelins. Montanhas de cascas de laranja, de garrafas e de copos de papel vão aparecendo à medida que os varredores trabalham. O qua ainda sobra dentro do I Salão da Criança são os objetos perdidos que ninguém foi reclamar e uma égua com seu potrinho dentro do cercado. O nome da égua é Fury II, que tem “pedigree” do Stud Book de Hollywood e esteve em exposição para lembrar a garotada de um programa de televisão com o mesmo nome”
O salao da criança fez história em uma época pré televisão quando as oportunidades out of home para crianças eram as atividades mais relevantes. Depois da mudança para o Anhembi o cenário macro economico se alterou profundamente com a hiper inflação o que desestabilizou este e outros setores da economia. Com a globalização dos anos 90 o “timing” se alterou drasticamente e o evento perdeu a essencia. Ficou em uma encruzilhada nunca percorrida de ser um evento experiencial B2C ou comercial B2B.
Sempre aprendendo com você, PO!!!!
Poderia ser feita uma matéria sobre feiras que não existem mais, como Fenasoft, UD, etc. Uma vez, fui numa feira chamada Expo CD, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.
Boa tarde Maciel!! Uma ótima ideia!!!
Abs!!
Luis
Eu me lembro que minha mãe nos levava todos os anos. Era um acontecimento muito esperado por nós. Que bela lembrança!!!
Minha mãe me levou para participar de um Concurso de Culinaria Infantil promovido pela Nestlé dentro do Salão da Criança .
Venci o segundo lugar , e eu devia ter 12 a 13 anos no maximo , tenho guardado ainda o avental e a lista de receitas da Nestlé .
Foi um start na minha vida !!!