A feira World of Concrete (WOC), realizada em janeiro no Las Vegas Convention Center (LVCC), teve em 2022 a sua edição mais sustentável até agora.
Realizada pela Informa Markets, a feira atraiu cerca de 37.000 participantes, incluindo 1.100 expositores.
Mesmo com toda esta magnitude, a WOC conseguiu ser realizada de forma “mais verde” graças a diversas estratégias adotadas pelos organizadores.
Em conversa com a Event Marketer, Jackie James, diretora da World of Concrete, disse que a disposição de todos os participantes do ecossistema do evento – desde os fornecedores até o LVCC – de dar pequenos passos em direção a um evento mais sustentável foi essencial para seu sucesso.
Muitos eventos oferecem a opção de inscrição online ou presencial, mas a implementação de um sistema de inscrição totalmente digital também é uma estratégia mais ecológica.
Além de necessário em tempos de COVID-19, o credenciamento online é também uma oportunidade de ter uma noção mais clara de quem está planejando participar antes da feira começar.
Na parte sustentável, evita o uso de formulários em papel, lápis e todos os outros materiais que envolvem o credenciamento no local.
Outra estratégia de economia de papel foi transformar o programa impresso em digital. A WOC fez o movimento para eliminar seu programa de papel tradicional na feira deste ano, mas fez um esforço extra para fornecer uma transição suave para sua substituição.
Para 2022 a WOC também eliminou o carpete do corredor. De acordo com James, sem tapetes para esfregar, as equipes de limpeza utilizaram menos produtos químicos para manter seu evento brilhando.
A sinalização da feira foi outro ponto observado. Em grandes eventos como a WOC este item pode ser um grande ofensor quando se trata de sustentabilidade.
Portanto, reduzir o número destes itens no local é um passo na direção certa. Como nem todos podem ser retirados, é fundamental garantir que os que serão utilizados sejam feitos de materiais sustentáveis.
No WOC, houve uma abordagem “menos, mas melhor”, com um número menor de placas de sinalização, todas feitas de materiais biodegradáveis.
A feira contou também com o uso de fontes de energia renováveis através de uma parceria com a empresa HILTI. Com a ação, a WOC economizou cerca de 204 toneladas de CO2e.
“Onde fizer sentido, considere trabalhar com um patrocinador que possa ajudar a avançar seus esforços de sustentabilidade no local – e depois pense em investir o dinheiro economizado em uma iniciativa verde”, finaliza James.
Informações mais detalhadas podem ser vistas (em inglês) em: https://www.worldofconcrete.com/en/sustainability.html