Anúncio
Início Feiras de Negócios WTM aponta que turismo interno é principal impulsionador de viagens nas Américas

WTM aponta que turismo interno é principal impulsionador de viagens nas Américas

Um dos principais atributos da WTM London, parte do portfólio WTM, é o compartilhamento de dados, insights e tendências com potencial para apoiar todos os players desta indústria.

Esse compromisso foi reforçado com o lançamento do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas internacionais.

Ele fornece uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.

Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, o estudo foi divulgado durante a WTM London, realizada na última semana.

Anúncio

O relatório utiliza um extenso banco de dados que abrange cerca de 185 países para fornecer as análises tanto sob a perspectiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar dados relacionados a fluxos de visitação, noites e gastos.

O documento também considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.

O recorte dedicado às Américas mostra a recuperação dos negócios pelas empresas de viagens nos principais mercados, impulsionada pelo aquecimento do turismo interno.

O relatório projeta que o segmento doméstico no continente americano feche o ano de 2023 com valores 31% superiores aos obtidos em 2019 e mostra todos os países com resultados melhores do que os apresentados no último ano antes do início da pandemia.  

Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024.

A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos Estados Unidos, com projeção de crescer 130% nos gastos internos.

Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico em comparação com 2019.

Em relação à recepção de viajantes internacionais, entretanto, as projeções mostram resultados aquém dos apresentados no pré-pandemia, tanto em volumes quanto em valores para o conjunto de mercados americanos.

A expectativa é que a região receba 117 milhões de viajantes de lazer em 2023, número 4% menor em relação a 2019, com lucro 2% abaixo.  

O relatório aponta que o lazer receptivo dos Estados Unidos, maior mercado da região, apresentará queda de 17% neste ano, mas irá se recuperar em 2024, quando deverá ficar 8% acima do resultado apresentado em 2019.

Entre os destaques positivos, dois países figuram com projeções que os colocam em segundo e terceiro lugar no ranking das Américas: o México, com perspectiva de crescer 128% em relação a 2019; e o Canadá, com projeção de subir 107%.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.