A World Travel Market Latin America segue firme em sua proposta de ser um evento gerador de negócios para expositores, compradores e profissionais do setor. Na segunda edição foram movimentados mais de US$ 341 milhões em contratos fechados e este volume deve superar as expectativas na próxima edição, que acontecerá de 22 a 24 de abril de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. A comercialização para expositores está mais adiantada do que foi em 2013 e 2014 e novos destinos, produtos e serviços já confirmaram participação.
“Continuaremos sendo uma feira exclusivamente B2B, cenário ideal para geração de negócios e discussões de tendências para o setor. A WTM Latin America é sinônimo de negócios”, afirma Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America.
O evento é o mais internacional da indústria do turismo no continente americano, reunindo 60 países na edição 2014 e têm se destacado desde o início por oferecer diferenciais que haviam sido, até então, pouco explorados por outras feiras da região. Entre eles, há o foco tanto no turismo inbound (receptivo internacional) quanto no turismo outbound, oportunidades de negócios e atividades específicas para os segmentos de Turismo de Lazer, MICE (Meetings, Incentive, Congresses and Exhibitions) e Corporativo.
Além de Fóruns dedicados a esses segmentos, a WTM Latin America promove diversos outros eventos paralelos, como encontros entre os expositores e compradores, seminários com renomados profissionais do setor, que permitem que os protagonistas do turismo latino-americano e mundial possam discutir os desafios e identificar as melhores oportunidades do setor.
Entre os destinos já confirmados para expor na edição 2015 estão Israel, Marrocos, Suiça, México, Chile, Peru, Bahamas, Estados Unidos, Dubai e Abu Dhabi. As cadeias hoteleiras como ACCOR, Hilton e IHG também já garantiram seus espaços, assim como as companhias aéreas Avianca e AirFrance.
Trazida para São Paulo pela Reed Travel Exhibitions, após 34 anos de sucesso da feira WTM, em Londres, a WTM Latin America atrai expositores e visitantes profissionais de turismo do mundo inteiro, que podem estreitar laços, realizar novos contatos e fechar grandes negócios. Seu objetivo primordial é “promover a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina”.
Conferências, seminários e painéis integram a grade de atrações
A terceira edição da WTM Latin America, feira mais internacional da indústria do turismo nas Américas, oferecerá uma extensa programação de conferências, seminários e workshops para mais de 8 mil visitantes durante seus três dias. O evento será realizado entre os dias 22 e 24 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 43º Encontro Comercial Braztoa.
A feira deste ano será aberta com as boas-vindas oficiais de Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, Craig Moyes, Diretor do Portfólio WTM, do vice-presidente da Braztoa, do Diretor Executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da OMT (Organização Mundial do Turismo) e do Ministro do Turismo.
Outro destaque da quarta-feira será a sessão comandada pela PhocusWright, empresa referência em pesquisas para indústria de viagens e turismo, que apresentará a conferência “Tendências dos Mercados Latino-Americanos de Viagens e Turismo e o Impacto do Turismo Digital”, com foco nas tendências do setor nos seis mercados da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
Em seguida, uma apresentação exclusiva para os jornalistas na sala de imprensa da feira revelará o Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em parceria com a Euromonitor International, líder em pesquisa de estratégia para mercados consumidores. O conteúdo irá prever as principais tendências para o futuro das viagens dentro do mercado latino-americano, nos mesmos moldes do relatório WTM Global Trends, apresentado anualmente na WTM de Londres.
Também no primeiro dia do evento ocorrerá o Painel da Organização Mundial do Turismo (OMT) sobre Rotas de Turismo, que discutirá temas como a situação econômica latino-americana e a facilitação de viagens com autoridades do setor vindas da Argentina, Guatemala, Paraguai e Peru. A mediação será do Diretor Executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da OMT, Márcio Favilla.
Turismo Responsável
Grande destaque da WTM Latin America 2015, a ênfase no Turismo Responsável será colocada nas diversas palestras durante os três dias da feira, seguindo o sucesso do tema na WTM de Londres, na qual tem desempenhado um importante papel nos últimos nove anos. Os participantes terão a seu dispor sessões com especialistas que vão discutir questões-chave que surgiram nos últimos anos.
Todas as iniciativas serão mediadas por Harold Goodwin, conselheiro de Turismo Responsável do portfólio WTM e professor do assunto na Universidade Manchester Metropolitan, no Reino Unido.
Eventos de networking
No ano passado, a WTM Latin America gerou mais de US$ 341 milhões em contratos assinados durante e nos meses seguintes ao evento. Para 2015, um volume maior de negócios é esperado graças às grandes oportunidades de networking disponíveis para os participantes.
A popular Speed Networking, que ocorrerá na quinta-feira, dia 23, reunirá cem compradores e 600 expositores em uma sessão de uma hora e meia de duração que facilitará o fechamento de um grande número de acordos.
A ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas) mais uma vez promoverá o Fórum de Turismo Corporativo, que terá como foco o setor MICE (Meetings, Incentives, Congresses e Exhibitions), na sexta-feira, dia 24, e que contará com a participação de 100 travel managers brasileiros que criarão novos relacionamentos com expositores ligados às viagens de negócios.
O Meet The Media, que permite que os expositores tenham rápidas reuniões com a imprensa e blogueiros de todo o mundo para divulgar produtos e serviços e trocar contatos, está marcado para o dia 22 de abril, quarta-feira.
Oportunidades informais de networking vão ocorrer nos coquetéis da Braztoa, na quarta-feira, e nos da MPI e ICCA MICE, na quinta-feira à noite.
Tecnologia
O conteúdo sobre tecnologia de viagens será ainda maior, após a grande popularidade do tema em 2014.
Haverá uma sessão sobre o assunto para blogueiros de viagem na quarta-feira. Durante o encontro, a ABBV (Associação Brasileira Blogs de Viagem) falará sobre a forma como os destinos podem ser apresentados por meio de postagem em blogs, posts patrocinados, guias em PDF e vídeos.
Na quinta-feira, no teatro de conferências, o Google comandará uma sessão sobre marketing, com olhar voltado ao mercado de turismo.
Em seguida, no Tech Theatre, o TripAdvisor dará dicas aos participantes de como melhorar seu site por meio das mais recentes ferramentas da empresa.
Outros destaques
A programação da WTM Latin America inclui ainda uma palestra sobre o crescimento do turismo de aventura e o Fórum de Turismo de Lazer da Braztoa.
“A WTM Latin America conta com um programa de eventos abrangente que oferece aos participantes as últimas pesquisas e opiniões sobre uma série de questões que envolvem o setor”, afirma Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America.
Confira mais detalhes e a programação completa em www.wtmlatinamerica.com/pt-br/Conferences/