Mais visitantes, mais estandes, mais negócios, mais oferta de conteúdo. Esse é o saldo dos três dias de WTM Latin America em 2023.
“O feedback dos expositores foi muito positivo, todos comunicando que tiveram agendas de alta qualidade para fechar negócios”, comemora Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America.
Nos dois primeiros dias de evento, a organização registrou a entrada de 15.994 visitantes únicos, um aumento de 36% na comparação com os 11.695 registrados no mesmo período de 2022.
A WTM Latin America 2023 teve 623 expositores de 45 países — com cerca de um terço de destinos nacionais – e teve acréscimo de 8% da área comercializada na comparação com o ano anterior.
“Superamos a meta de 600 expositores e vimos que o novo layout retangular, com os dois pavilhões integrados, facilitou a visitação”, defendeu Bianca Pizzolito, gerente de vendas.
Além da grande adesão dos Brasil, a presença maciça de destinos latino-americanos foi outro marco importante registrado na edição que comemora 10 anos de evento.
“Percebemos uma maior presença das cidades brasileiras, além dos estados, a força da América Latina e a chegada de novos expositores de diferentes partes do mundo, o que reflete o movimento do próprio mercado”, acrescenta Bianca.
As tecnologias que fazem da WTM um evento inteligente também foram essenciais para o networking e para a captação de novos negócios, duas das principais premissas do evento.
“Facilidades como o Connect Me, nossa plataforma de agendamento de reuniões, o sistema de captura de leads pelos expositores e a recomendação de prospects por meio de inteligência artificial de acordo com as buscas realizadas ampliam as oportunidades para além dos três dias de evento”, pontua Daniel.
O sucesso do evento se estendeu à programação técnica oferecida nos três teatros temáticos. Explore Technology, Explore Transformation e Explore Trends receberam 55 palestras, painéis e capacitações com a derivações de temas relacionados a tendências, diversidade, inclusão, sustentabilidade e tecnologia.
“Os teatros ficaram completamente lotados, o que mostra a demanda por conteúdo de qualidade”, acrescenta Daniel.
Dois importantes destaques do último dia da edição foram o debate sobre o avanço do turismo em territórios indígenas, que mostrou cases de trabalhos desenvolvidos em parceria com diferentes etnias na região norte do País.
O outro foi a a apresentação pesquisa “Perfil, Comportamento e Expectativas do Viajante Contemporâneo”, trazida por Aline Pontes, country manager da Amadeus no Brasil.
“A tendência geral do nosso estudo é que, apesar das diferenças entre as tribos, as pessoas em geral querem uma viagem mais descomplicada no futuro. A tecnologia é aliada da maior parte das pessoas”, comentou Aline
“A pesquisa mostra que os players do turismo têm que estar atentos aos diferentes motivos pelos quais as pessoas viajam, às mudanças demográficas e inovações tecnológicas que afetam as viagens”, completou.
A WTM Latin America 2024 acontecerá no Expo Center Norte, de 2 a 4 de abril e o ciclo já começou com o planejamento já em andamento.
“Nossa responsabilidade agora é ouvir, aprimorar e construir um evento ainda melhor no ano que vem”, finaliza Bianca.