14ª Intermach encerra com 22 mil visitantes e expectativa de R$300 milhões em negócios

Anúncio

Pavilhão com corredores lotados, público entusiasmado com as máquinas e novas tecnologias em demonstração, capacitações prestigiadas e estandes movimentados, gerando networking e negócios.  

Assim foi a 14ª edição da Intermach, a maior Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica do Sul do país, que aconteceu de 11 a 14 de julho, no Expoville, em Joinville (SC).  

Durante os quatro dias de realização, o evento recebeu 22 mil visitantes, vindos de 403 cidades e 22 estados brasileiros e, também, do Distrito Federal.

Destaque para a visitação vinda de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, depois de Santa Catarina. A feira recebeu, ainda, visitantes estrangeiros do Uruguai, Colômbia, Canadá e Portugal.

Anúncio

A Rodada de Negócios da 14ª Intermach teve a participação de 80 empresas, sendo 60 fornecedores e 20 compradores, que realizaram cerca de 680 reuniões. 

Como importante vitrine para o setor, a 14ª Intermach reuniu 300 marcas nacionais e internacionais, apresentadas em 202 estandes, o que representou área de exposição 10% maior do que a edição anterior.  

De acordo com Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, a 14ª edição da feira encerra com balanço positivo e expectativa de geração de negócios em torno de R$ 300 milhões.  

“Após o período de retomada pós pandemia, vivenciamos agora um momento de estabilização das feiras e eventos. Avaliamos que a 14ª Intermach cumpriu sua missão de ser uma ferramenta de conexões, networking, lançamento de tecnologias e disseminação do conhecimento”, afirma.

“Foi um evento positivo para os expositores e que surpreendeu pela procura por conhecimentos técnicos apresentados nos eventos paralelos à feira, como workshops, congressos, seminários e palestras”, completa.

PÚBLICO SEGMENTADO E COM PODER DE DECISÃO

 Um dos indicadores que demonstram a efetividade de geração de negócios da Intermach, é que 40% dos visitantes vieram buscar na feira novos produtos e soluções para as suas empresas.  

Entre o público, 25% trabalham em empresas com mais de 500 funcionários, 37% têm poder de pesquisa, planejamento ou recomendação para a aquisição de produtos e serviços, e 26% possuem poder de decisão final de compra.  

Presidentes, sócios e proprietários de empresas representam 14% dos visitantes da feira, enquanto diretores e gerentes correspondem a 22% do público.  

Em relação às áreas de atuação do público da 14ª Intermach, 12% são do segmento de engenharia industrial, 10% do ramo automotivo, 8% pertencem ao grupo de serviços para a indústria, 6% são da indústria do plástico e 5% representam fundição.  

Já sobre as áreas que despertaram mais interesse junto ao público, destacam-se automação industrial e controle de processos, seguido por ferramentas de corte e máquinas ferramenta. 

CONTEÚDO E FOCO EM 2025

Com o compromisso de disseminar conhecimento técnico e de qualidade, a 14ª Intermach ofereceu cerca de 40 palestras gratuitas, das quais participaram aproximadamente 900 pessoas.  

A programação incluiu workshops realizados pelos expositores e ainda:

– Congresso de Inovação e Tecnologia – CINTEC, organizado pelo Instituto Senai de Inovação;

– Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade, organizado pela Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição (CSQI) da ABIMAQ;

Além de ser vitrine para as maiores novidades da indústria metalmecânica, a Intermach também cumpre o seu papel social.  

Neste ano, o Senai em parceria com empresas e entidades do setor, trouxe para a Intermach cerca de 200 alunos de escolas públicas de Joinville, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela profissionalização na indústria.  

Para Richard Spirandelli, a 14ª Intermach chega ao fim com a certeza de que o trabalho foi realizado, mais uma vez, com sucesso e que o objetivo, agora, é rumo à próxima edição.  

“Saímos dessa edição prontos para o próximo desafio: a edição de 2025 que já está marcada para o mês de agosto e com a confirmação de vários expositores que desejam aumentar seus espaços de exposição”, finaliza.