5 tendências do setor de feiras e eventos para observar em 2024

Anúncio

POR KAI HATTENDORF, CEO DA UFI

Levou apenas dois anos para a nossa indústria de eventos presenciais se recuperar essencialmente da pandemia mais séria em mais de um século.

Além disso, a indústria conseguiu lidar com pressões inflacionárias globais não vistas em uma geração. Além disso, enfrentamos novas guerras e crescentes tensões geopolíticas.

Apesar de todos esses desafios, nossa indústria se recuperou e voltou ao modo de crescimento. E, enquanto as fantasias dos investidores em torno do metaverso e eventos virtuais implodiam, não falta investidores dispostos a colocar seu dinheiro em nossa indústria e nosso modelo de negócios central.

Anúncio

Tudo isso é bastante notável. Fala do poder de nossa indústria e de nosso modelo de negócios. Construímos e operamos mercados e locais de encontro onde as pessoas se reúnem pessoalmente. O valor desse modelo simples foi comprovado mais uma vez.

Então, estamos prontos para 2024? Como todos os anos, a equipe da UFI tem ouvido e conversado com nossos membros e líderes da indústria de todo o mundo para obter suas opiniões sobre o que está por vir no próximo ano.

Aqui, em cinco temas concisos, está nossa visão sobre o que moldará os próximos 12 a 18 meses.

  1. Foco, foco, foco nas mudanças dos clientes

Todas as nossas conversas e pesquisas mostram que nossa indústria está se concentrando cada vez mais nas necessidades específicas de nossos clientes. Embora isso deva ser uma premissa para qualquer negócio, é aqui que vemos as expectativas e demandas evoluindo cada vez mais rápido.

Isso inclui desde dados em tempo real do local do evento até políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), de orçamentos de carbono a matchmaking, de estruturas de preços a ativações durante todo o ano.

Em 2024, veremos muito aprendizado e adaptação, com muitas das novas e jovens pessoas talentosas que ingressam em nossa indústria aplicando suas habilidades de outras áreas.

  1. Regulamentações da crise climática

Em 2023, pela primeira vez, a temperatura global superficial parcialmente ultrapassou 1,5 graus Celsius em relação aos tempos pré-industriais, enquanto o planeta Terra experimentava o ano mais quente em média desde o início da humanidade.

Condições climáticas extremas levarão a mais cancelamentos e adiamentos de eventos. Elas também afetarão viagens e participação em eventos.

Padrões de relato relacionados ao clima estão sendo introduzidos. Cada vez mais empresas estão priorizando seus investimentos para atender às metas de emissão.

A iniciativa ” Net Zero Business Events” oferece boas práticas e padrões em evolução, mas nossa indústria precisará acelerar e ir além do “fruto fácil” se quisermos manter o controle sobre como nossa indústria responde a essa ameaça muito real.

  1. A inteligência artificial está aqui, e é um grande “gamechanger

O lançamento do iPhone original em 9 de janeiro de 2007 tornou-se um momento crucial para muitas indústrias, incluindo a nossa.

À medida que a penetração de smartphones cresceu, a forma como organizamos e servimos as pessoas em nossos eventos ao redor do mundo mudou drasticamente. 30 de novembro de 2022, 15 anos depois, será lembrado como uma data de pelo menos relevância semelhante – o Chat GPT foi lançado publicamente nesse dia, atualmente o exemplo mais conhecido de inteligência artificial generativa (GenAI).

Após o entusiasmo inicial em torno disso, está claro que 2024 será o ano em que as empresas começarão muito rapidamente a usar GenAI para impulsionar desenvolvimentos – e sim, isso inclui nossa indústria.

  1. Reforçando nossa identidade

Nossa indústria acaba de protagonizar um retorno espetacular, mas poucas pessoas notaram isso, seja na mídia ou em nossas comunidades de partes interessadas.

Ainda lutamos para encontrar nossa voz como uma indústria unificada, e muitas vezes ainda “cantamos fora de tom” ao apresentar a história de nossa indústria ao mundo.

Embora isso permaneça um problema em todo o ecossistema diversificado da indústria de eventos, há progresso no alinhamento em torno de novas narrativas.

Os esforços de defesa focados em questões da indústria de eventos, aquisição de talentos e estruturas regulatórias estão recebendo mais atenção, e estamos vendo algum sucesso na percepção e posicionamento da indústria – tanto local quanto globalmente. Precisamos de mais disso em 2024.

  1. Consolidação da indústria e novos players

Permaneceremos uma indústria com um amplo ecossistema de diversos participantes, mas após a pausa da COVID, a consolidação da indústria continuará e provavelmente se acelerará – tanto no lado dos organizadores quanto entre os operadores de locais e fornecedores da indústria.

Empresas em escala estão simplesmente mais preparadas para lidar com as crescentes complexidades globais de nossa indústria.

Ao mesmo tempo, uma nova coorte de lançamentos e novos entrantes em rápido crescimento se beneficiará por ser pequena(o) e ágil. Isso lhes permitirá registrar crescimento rápido em suas respectivas áreas de foco.