Tudo pronto para a Feira Nacional de Artesanato 2023, em Belo Horizonte

Anúncio

Quase 2 mil artesãos mineiros e ligados a associações e cooperativas do estado, apoiados pelo Sebrae Minas, irão expor e comercializar os seus produtos em dois estandes da 34ª edição da Feira Nacional de Artesanato.

O evento é realizado de 6 a 10 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte e organizado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE).

Conta ainda com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.

Um dos espaços do Sebrae Minas será a “Vitrine Conceito Origem Minas Artesanato”. O ambiente de 375 m², projetado pela arquiteta Cynthia Silva, será uma proposta inovadora para que o consumidor possa levar, através de produtos e experiências, o jeito mineiro de ser.

Anúncio

O estande apresenta os trabalhos de 42 artesãos e unidades produtivas de 34 municípios mineiros. Entre os produtos expostos estão:

– Divinos, carrancas e santos em madeira, quadros bordados, moringas Zoomorfas confeccionadas manualmente por meio de técnicas ancestrais indígenas, cestarias em taboa, além de várias outras peças decorativas e utilitárias.  

Os visitantes da FNA também poderão conhecer toda a beleza e diversidade dos produtos artesanais, que tornaram Minas Gerais o estado com maior número de artesãos reconhecidos na 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

O espaço, que leva o mesmo nome da premiação, será composto por peças produzidas nas cidades de:

– Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora;

– Recreio, Santana do Araçuaí, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.  

O público terá a oportunidade de ver e comprar os produtos premiados no estado que chamam a atenção pela identidade, origem e tradição, que destacam a mineiridade presente em cada detalhe.

“Além disso, os artesãos poderão divulgar seus produtos, trocar experiências, estabelecer novas parcerias, formar redes de contatos e ampliar suas vendas no fim de ano, tanto no atacado como no varejo”, afirma Marcelo Silva. Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Entre as peças expostas no espaço “Sebrae TOP 100 de Artesanato” estão mandalas e rodas vivas em madeira, que retratam cenas do cotidiano, além de carros de boi, cavalos, relógios rústicos, jogos educativos e presépios com madeira reaproveitada.

Haverá ainda produtos de fibras vegetais, como terços e caixas decorativas feitos com a palma do buriti – palmeira típica do Cerrado Mineiro -, e luminárias produzidas com rami – cordão vegetal de alta resistência – trançado com a técnica de crochê e com detalhes de filtros de café usado.

Também serão comercializadas mantas e colchas, tingidas com corantes naturais e produzidos com algodão orgânico certificado, e ainda almofadas, caminhos de mesa, tapetes e jogos americanos tecidos em teares manuais.

Já os bordados dão um toque delicado e personalizado aos desenhos que estampam estandartes, roupas e enxovais de bebês.

Outro destaque do estande “Top 100 de Artesanato” são as tradicionais bonecas de barro inspiradas em características que mostram o trabalho, a força e a determinação de mulheres do Vale do Jequitinhonha.

Os visitantes também poderão conferir outros objetos decorativos típicos da região, como filtros de barro e moringas tingidos com corantes naturais.

Artesãos de outras regiões do estado também mostrarão a diversidade da arte em cerâmica produzida em réplicas de casas históricas e igrejas tombadas pelo patrimônio histórico, bem como imagens de santos, sereias, mães d’água e bustos femininos.

 Origem Minas

Outra novidade desta edição da FNA, será o espaço “Origem Minas – Agroindústrias”. Neste ambiente, 14 pequenos produtores da agroindústria do estado, que participam do projeto Origem Minas – uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com o Sistema FAEMG –, terão a oportunidade para apresentar a gastronomia mineira de produtos típicos – cafés, cachaças, doce de leite, biscoitos, licores, mel, própolis, geleias, doces de frutas, antepastos, molhos, pães e até farofa de soja – para potenciais compradores, valorizando ainda mais a qualidade dos produtos artesanais feitos no estado.

Este ano, a Feira Nacional de Artesanato terá cerca de 700 estandes com apresentação de produtos nacionais e de representantes de outros países.

Haverá oficinas artesanais gratuitas, apresentações culturais, cortejos e shows musicais.

Serviço:

Data: 6 a 10 de dezembro de 2023

Local: Expominas – Belo Horizonte/MG

Site: www.feiranacionaldeartesanato.com.br