Anúncio
Início Noticias A-Z Abracorp divulga balanço de 2015

Abracorp divulga balanço de 2015

Durante uma coletiva de imprensa realizada no último dia 28, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo, a Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – divulgou os dados de 2015.

No resultado geral das 29 agências associadas a entidade no ano passado gerou um faturamento de R$ 11.458.570.130, enquanto 2014 teve R$ 11.725.449.83.

Os totais das receitas foram de 37,6% venda de passagens aéreas domésticas e de 28,2% internacionais. A hotelaria nacional teve 19,5%; os serviços diversos apresentaram 8,8%, como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; a hotelaria internacional apresentou 3,8%, locação nacional 1,6% e a internacional 0,3%.

A emissão dos bilhetes aéreos teve queda de 6,3%, mas gerou um faturamento de 11%. A oscilação negativa teve como líder a TAM com -11,9%, seguida da Azul (-10%).

Anúncio

Em faturamento, a Avianca registrou crescimento de 8%. O recuo ficou distribuído entre a TAM (-17%), Gol (-15%) e Azul (-10%). Porém, o conjunto das companhias menores registrou crescimento de 147%.

Já em relação ao market-share, em número de bilhetes emitidos, a liderança ficou com a Gol (31,6% do total). Já a distribuição do bolo relativo ao faturamento a TAM lidera com 32%.

A movimentação comercial registrou liderança da TAM (16,3%), seguida pela American Airlines, com 12,3%. As demais empresas alcançaram 10,4%, seguida pela Lufthansa (9,5%). Quanto ao número de bilhetes vendidos, mesmo com a redução de 7,2% em 2015, o faturamento da movimentação aérea internacional para as agências cresceu 0,6% em relação a 2014.

A hotelaria nacional quase não apresentou diferença, com variação de -0,02%. Já o número de room nights mostrou um crescimento de 7,2%. Os hotéis independentes tiveram movimentação geral de venda reduzida em 11,5%, enquanto outras redes aumentaram a participação de mercado em 17,2%. O ranking de faturamento dos hotéis no mercado nacional, em 2015, posiciona, em primeiro lugar, o conjunto dos Independentes (53,1%), seguido por outras Redes (18,2%), além das grandes Accor (10,1%) e Atlântica (7,5%).

Em relação a locação de veículos, a Localiza permaneceu na liderança do em âmbito nacional, respondendo por mais da metade da participação (55,4%), seguida pela Movida (15,5%). No segmento de locação no mercado internacional, a liderança é da Hertz (43,4%), seguida de Outras (28,6%).

No segmento aéreo, o cartão foi o líder em forma de pagamento, com 63,3%. Já o formato faturado ficou com 34,9%. O pagamento direto somou 1,8%. O American Express respondeu por 31,7% das transações, seguido por Visa (16,4%) e Master Card (13%).

No segmento de hotelaria e serviços, prevaleceu o pagamento faturado, com 56,5%. Seguem pagamento direto (21,9%) e por meio de cartão (21,6%). Em relação a 2014, o pagamento faturado recuou 15% e por meio de cartão, cresceu 34%.

Já em relação as cidades, 10 representam 94% dos principais destinos nacionais, com liderança de São Paulo (32%), Rio de Janeiro (19%) e Brasília (10%). Nos destinos internacionais, EUA representam 29%, com Miami sendo 16% e Nova Iorque (8%). Santiago superou Buenos Aires e ficou em segundo com 10%. E Paris, na França teve 10%.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.