O LACTE – 19ª edição, organizado pela Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), que aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Golden Hall do WTC Events Center.
O evento terminou contabilizando números recordes, registrando mais de 1,6 mil participantes, um aumento de cerca de 300 inscritos em relação a 2023.
Outro destaque foi o crescimento de patrocinadores chegando a 88 marcas – no ano anterior foram 80. Em sua programação foram apresentados 12 minilabs.
Eles trouxeram conteúdos comandados pelos representantes das 15 Comunidades da ALAGEV, 8 sessões educacionais, painéis, talk shows, pitch show, premiações e mentorias reversas.
No aplicativo, o usuário teve a oportunidade de acessar informações sobre as ações que acontecem no LACTE, conferir a programação, escolher as sessões de interesse e construir a sua jornada no evento por meio de downloads de materiais exclusivos.
Ainda: ter contato com outros participantes, gerar novos negócios, compartilhar ideias e interagir no gamification – jogo com recompensas para os usuários que mais se destacaram.
A ferramenta registrou 953.813 interações, 1605 usuários cadastrados, 23.664 trocas de contatos, 2.552 mensagens via chat, 1.106 postagens, 33.126 curtidas, 16.553 comentários, 40 quizzes com 6.252 respostas e leituras de 2.322 de QR Codes.
Claudia Cordeiro, do conselho diretor da ALAGEV e Grupo Cornélio Brennand, foi bicampeã do gamification.
Em segundo lugar ficaram Thiago Hilário, da Jazz Tech, e Paula Lima do Rego, do Grupo Cornélio Brennand.
O LACTE de 2024 mobilizou sua comunidade para uma mudança cultural, convidando para o combate aos estereótipos negativos associados à idade.
O objetivo da causa é valorizar e respeitar a sabedoria e a experiência, além de lutar por uma maior diversidade etária no setor, garantindo que os mais velhos continuem ativos compartilhando suas histórias, conhecimentos e habilidades.
Levantamento de Viagens Corporativas (LVC)
Durante o evento, foram apresentados os resultados de 2023 e alguns dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado pela ALAGEV em parceria com a FecomercioSP.
A palestra mostrou os cenários nacional e internacional com os desafios do déficit fiscal, despesas adicionais, impostos, reonerações, baixo crescimento, além de problemas estruturais que o país enfrenta.
“Não podemos depender da economia internacional, pois já dependemos da interna”, destacou Guilherme Dietze, assessor econômico e presidente do conselho de turismo, além de consultor econômico da FecomercioSP.
“Com isso notamos a alta carga tributária, juros elevados, baixa produtividade, perda de competitividade, contas do governo no vermelho e problemas estruturais. Mas ressaltamos números positivos em viagens corporativas”, completou.
O estudo apontou que em dezembro de 2023, o faturamento foi de R$ 7,9 bilhões das empresas com serviços tradicionais de turismo, ou seja, gastos relacionados ao mercado corporativo.
Este montante é 5% superior aos R$ 7,5 bilhões obtidos no mesmo período de 2022 e o maior nível de faturamento para um mês de dezembro de toda a série histórica, iniciada em 2011.
O destaque da palestra também foi a menção à possibilidade de mudança do Perse.
ALAGEV com nova diretoria
Em novo pleito realizado na terça-feira (27), durante o LACTE -19ª edição, a ALAGEV ratificou a eleição por aclamação da nova diretoria administrativa, que assumirá no dia 1º de maio.
Confira a relação completa de integrantes:
:: Juliana Patti, regional head of event & disclosure management da Bayer, segue no cargo de presidente;
:: Luciana Dantas, gerente de Eventos e Patrocínio da Amil, será a vice-presidente;
:: Tatiane Mendonça, head de Tesouraria e Risco da Gol, será a diretora financeira.
“Em um misto de alívio e euforia que tenho a honra de anunciar que a Juliana e Luciana seguem na presidência e vice-presidência da ALAGEV’, ressaltou Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV.
“Alívio porque tem pouco tempo que cheguei e poder contar com a experiência delas me deixa mais confiante no caminho que temos pela frente. E euforia porque elas são profissionais inspiradoras dentro e fora da associação. Essa continuidade é muito saudável para nós e nossos associados”, completou.
Julian explicou que nos próximos dois anos buscarão consolidar o plano estratégico, continuar a expansão na América Latina e impulsionar a nova trajetória com a ALAGEV Educa.
“E a governança para pautarmos cada vez mais práticas éticas e sustentáveis para os eventos e viagens corporativas. Esses são os nossos três compromissos e desafios para o próximo biênio”, destacou Juliana.
Já para Luciana esses objetivos ampliam as iniciativas de advocacy e estreitam a relação com outras entidades do setor no Brasil e América Latina.
“Estou na ALAGEV desde 2018, já fui conselheira e como parte da diretoria vejo como os esforços coletivos que realizamos trazem resultados importantes para o nosso mercado”, complementou.
Outro anúncio feito durante o LACTE foi a chegada de Tatiane Mendonça, gerente financeira da GOL, como diretora financeira da ALAGEV.
“Estou muito feliz em integrar esse time. Tenho certeza que aprenderei muito com vocês. Essa é a minha primeira vez na associação e eu já chego assumindo esse desafio e quero que todas vocês contem comigo para seguirmos esse caminho brilhante que a entidade vem trilhando há 21 anos, garantindo a nossa consistência e equilíbrio”, disse Tatiane.
Durante o evento, a ALAGEV ainda ressaltou a renovação da parceria com o WTC Events e trouxe a novidade sobre o próximo ano acontecer no mesmo espaço pelo sétimo ano consecutivo.
“Tanto empenho, suor e horas de reunião, além de planejamento e execução que só se justificam por conta desse resultado. Agradeço aos que acreditaram na ALAGEV, por fazerem parte disso tudo com a gente, por coconstruírem cada etapa dessa jornada”, disse Luana.
“Agora, já estamos dando largada a preparação para o LACTE 2025. E preparem-se que esse ano ainda teremos LACTE LATAM, que em breve anunciaremos o local internacional”, finalizou.