“Enfrentamos os desafios globais e alcançamos uma receita de 240 milhões de euros, o que representa um aumento significativo em relação ao ano anterior”, disse Gerald Böse, CEO da Koelnmesse, na coletiva de imprensa da empresa sobre seus resultados anuais.
Devido ao cancelamento de importantes feiras importantes, como a imm cologne, e um calendário anual mais fraco de eventos programados, o ano financeiro de 2022 registrará mais uma vez uma perda.
Com 64,6 milhões de euros, isso é significativamente menor do que o esperado. Desde o início de 2023, um ressurgimento do negócio de feiras aumentou significativamente a receita no primeiro trimestre.
“Isso mostra que estávamos certos em passar os últimos cinco anos desenvolvendo nossos formatos de feiras e novos serviços. Significa que colocamos a Koelnmesse no caminho certo para um futuro de sucesso”, disse Oliver Frese, diretor de operações da Koelnmesse GmbH.
Enquanto entre 50% e 70% de seu espaço foi ocupado em 2022 em comparação ao período pré-coronavírus, a Koelnmesse espera atingir um patamar de 80% a 100% para todos os eventos em 2023.
A internacionalidade também está voltando para Colônia: a ISM e a ProSweets Cologne atraiam visitantes de 137 países para a cidade alemã em abril.
Com mais de 61.000 visitantes profissionais de cerca de 150 países, a interzum superou todas as previsões e proporcionou uma atmosfera fantástica em seus estandes e inúmeras áreas de eventos durante um período de quatro dias.
Incentivada por isso, a Koelnmesse espera um novo aumento na receita para mais de 380 milhões de euros no atual exercício financeiro. Enquanto 2024 será mais uma vez um ano mais fraco devido ao ciclo de eventos.
Em 2022, 61 dos 61 eventos mundiais planejados no programa Koelnmesse aconteceram. Um evento interno e duas feiras no exterior foram cancelados, mas três eventos convidados adicionais foram realizados.
Mais de 20.000 empresas expositoras de 98 países e mais de 1,1 milhão de visitantes de 184 países participaram de eventos físicos.
Na Alemanha, houve 18 feiras próprias, incluindo Anuga FoodTec, gamescom, a INTERNATIONAL HARDWARE FAIR COLOGNE e ORGATEC. A feira comercial polisMOBILITY estreou em Colônia em maio.
Outras estreias no exterior incluíram ORGATEC TOKYO no Japão, h+h americas em Chicago, EUA, gamescom asia em Cingapura e Cibus Tec Forum em Parma, Itália. No exterior, os destaques foram ANUFOOD Brazil em São Paulo e THAIFEX – Anuga Asia em Bangkok.
RECEITA DE 240,1 MILHÕES DE EUROS, LIQUIDEZ DE LONGO PRAZO GARANTIDA
A receita para 2022 foi de 240 milhões de euros. Esse resultado foi impactado negativamente pela pandemia do coronavírus, pela conjuntura geopolítica mundial e pela crise energética.
Os principais fatores que contribuíram para o prejuízo líquido do ano de 64,6 milhões de euros foram os altos custos fixos de aluguel dos Pavilhões Norte, do Centro de Congressos Norte e do prédio da administração, no valor de 26 milhões de euros anuais.
Como subsidiária integral, a Koelncongress também fez uma contribuição significativa para os resultados gerais do Grupo.
O produto da operação do centro de atendimento para refugiados, bem como extensas atividades de vendas, entraram em jogo, possibilitando a aquisição de novos eventos corporativos em curto prazo.
Foi alcançado um faturamento anual total de 40,5 milhões de euros. O lucro líquido anual de 7 milhões de euros superou significativamente as expectativas.
A Koelnmesse está planejando 72 eventos para este ano. Estes incluem 20 eventos internos e 22 eventos convidados, além de 5 eventos corporativos em Colônia.
A participação em até 30 feiras de comércio exterior também será organizada em 2023 – principalmente em nome dos ministérios.
Entre outras coisas, a Koelnmesse organizará a primeira participação do país parceiro alemão na Web Summit em Lisboa em nome do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática.
O Ministério Federal de Assuntos Econômicos também contratou a Koelnmesse para organizar o Pavilhão Alemão para a próxima grande exposição mundial, a Expo 2025 em Osaka, Japão.
INVESTIMENTOS PARA UM FUTURO SEGURO E SUSTENTÁVEL
“Nosso objetivo é manter nossa posição nas 10 principais feiras do setor no mundo”, afirmou Böse. Para este fim, a Koelnmesse continuou com seu programa de investimento Koelnmesse 3.0, apesar das condições difíceis, e avançou com a construção de seu novo centro de exposições e congressos (o Confex), que abrirá a partir de 2024.
A transformação digital continua sendo de alta importância estratégica para a Koelnmesse. Seu objetivo declarado é também fazer parte do grupo líder na indústria de feiras nesta área.
É por isso que a Koelnmesse lançou o Lead+Meet, por exemplo, um produto digital que reúne expositores e visitantes no centro de exposições de forma simples, eficiente e personalizada por meio de notificações push personalizadas.
A Koelnmesse também aproveitou em 2022 para apresentar um novo modelo operacional. Isso significa que as áreas de vendas, marketing e serviços, todas com forte foco de mercado, estarão mais interligadas. O objetivo é alinhar todas as atividades de forma consistente com as necessidades do cliente.
Em 2022, a Koelnmesse ampliou ainda mais sua estratégia de sustentabilidade e assume sua responsabilidade ainda mais fortemente do que antes – não apenas em termos econômicos, mas também em questões sociais e ecológicas.
A Koelnmesse resume suas atividades de sustentabilidade em três grandes áreas de atuação: natureza, eventos e comunidade.
Todas as medidas e ideias têm o objetivo de permitir que as operações da feira atuem como um mercado sustentável com a máxima conservação de recursos. A principal prioridade é – de acordo com as metas da cidade de Colônia – tornar as operações da feira neutras em carbono até 2035, o mais tardar.