De 18 a 23 de abril, nove empresas brasileiras participam do 61º Salone del Mobile.Milano, maior evento no mundo dedicado ao setor design integrado à indústria de móveis nacional.
A iniciativa é do Projeto Setorial Brazilian Furniture, parceria da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil, que levam para Milão, na Itália, o melhor do Brasil em termos de matéria-prima, técnicas, qualidade, tecnologia e sustentabilidade do setor.
A ABIMÓVEL e a ApexBrasil organizam também um lounge especial para destacar a indústria e o design brasileiro, além de promover os negócios e o networking com compradores internacionais.
A iniciativa ocorre por meio do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que faz parte do escopo do Projeto Brazilian Furniture.
Em Milão, 20 empresas participam do estande, envolvendo 30 designers e projeto imagem com 18 formadores de opinião.
Inspiração de designers e marcas de todo o mundo, o Fuorisalone – que ocorre anualmente de forma paralela ao Salone del Mobile –, este ano será realizado de 17 a 26 de abril.
Com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Milão, o evento mais uma vez contará com a presença brasileira em dois espaços na Università degli Studi di Milano.
Sob os arcos do espaço Portico Richini, será estruturado o showroom onde serão dispostas 50 peças de móveis, cerâmica, iluminação, rochas ornamentais e artesanato.
Elas se destacaram pela inovação em design, em funcionalidade, no conceito ou por apresentar soluções sustentáveis em sua produção.
Já no pátio central da universidade, o Cortile d’Onore, será montada uma instalação esférica que oferecerá estímulos sensoriais para que depois o visitante possa apreciar a exposição principal.
A mostra brasileira é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e representa uma grande vitrine para empresas do setor de Casa & Construção.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento terá curadoria do fotógrafo e arquiteto Bruno Simões, que elegeu o tema “Temporal”, e selecionou produtos que aliam sustentabilidade e criatividade.
O espaço brasileiro contará com uma materioteca, onde serão exibidos mostruários de novos materiais sustentáveis desenvolvidos pela indústria nacional.
A ideia é colocar a matéria-prima como o ponto de partida para inspirar designers e marcas.
Serão materiais diversos, de fonte renovável, reciclados e ressignificados. Na forma de revestimento ou acessório, os itens selecionados apresentam uma visão clara que dissemina novos conceitos pela beleza – material e imaterial – que exibem.
O propósito é aproximar o mercado internacional dos avanços brasileiros por toda a cadeia do design para estimular novos projetos e parcerias que levem adiante a união entre desenvolvimento sustentável e produção autoral.
As peças que serão apresentadas ilustram esse objetivo pela forma que repensam a temporalidade de um produto, em aspectos materiais, mas também culturais.
A participação no evento permite que as indústrias reforcem as suas qualidades e diferenciais, estabelecendo cada vez mais o prestígio e a relevância do Brasil no setor de Casa & Construção.
ROCHAS ORNAMENTAIS
Também no Fuorisalone estará o Stone Pavilion, intervenção artística criada pela arquiteta Vivian Coser e realização do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone.
O projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais nacionais é realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a ApexBrasil.
O pavilhão brasileiro será um espaço disruptivo na cidade usando plantas com DNA verde-amarelo, em composição com oito materiais distintos, de seis empresas brasileiras, e com foco na promoção da geodiversidade nacional e diferentes possibilidades de aplicação.
Além do quartzito, rocha semi-preciosa e mármore dolomítico serão apresentadas no FuoriSaloni. No Stone Pavilion, as rochas estarão expostas em formas de chapas e peças de design.