Na última quinta-feira, 23 de junho, foi realizada a Assembleia Geral da Meliá Hotels International, presidida por Gabriel Escarrer Juliá (foto), fundador e presidente da empresa. Durante o evento, Escarrer Juliá aproveitou a oportunidade do 60o aniversário da empresa para oferecer a sua visão do passado, presente e futuro da rede hoteleira, agradecendo aos acionistas pelo apoio, em um ano que marca também o 20o aniversário da abertura de capital.
“Em 60 anos, crescemos de um pequena empresa para uma multinacional com cerca de 100 mil quartos em 43 países, mas nunca perdemos nosso espírito familiar ou nossos valores. É precisamente graças a esses valores e a uma equipe unida e talentosa que temos sido capazes de alcançar um crescimento responsável e sustentável, e manter a nossa liderança global”, disse o presidente.
Escarrer, que criou a empresa a partir de um pequeno hotel alugado em Palma de Mallorca quando tinha 21 anos de idade, não se ateve em nostalgia no seu discurso, mas focou bastante no futuro, apresentando os pontos fortes atuais da Meliá e suas vantagens competitivas sobre as quais a empresa se baseia. “Os resultados da empresa indicam que os anos de crise estão para trás e que estamos agora colhendo os frutos de nossa estratégia de gestão e otimização do produto”, destacou Escarrer Juliá.
O líder terminou seu discurso com uma explicação sobre as prioridades estratégicas atuais e o processo de transformação cultural que permitirão à empresa mais 60 anos promissores. “Nosso compromisso de investir na renovação e reposicionamento dos nossos hotéis têm gerado resultados muito acima de nossas expectativas, contribuindo para a valorização de nossos ativos e melhorias gerais”, explica, destacando o aumento de 30% da tarifa média dos quartos após as reformas que somaram um investimento de € 75 milhões.
No panorama geral, houve um crescimento de 15,1% na receita por quarto disponível (depois de 23 trimestres consecutivos de crescimento), a ampliação de 28% nas vendas através do melia.com, e o registro de 5 milhões de membros no programa de fidelidade MeliaRewards.
“Olhando para os próximos 60 anos, a Meliá está totalmente preparada para enfrentar o futuro como líder de mercado”.
Escarrer analisou os resultados de 2015, um ano em que a companhia registrou um aumento de 16% no faturamento global (que subiu para mais de € 2.9 bilhões) e um incremento de 29% no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), com lucro bruto de € 101,6 milhões e € 40,5 milhões de lucro líquido. A Meliá Hotels International também alcançou os seus objetivos de redução da dívida líquida, que caiu em mais de € 200 milhões, e também em gestão de ativos, gerando mais de € 200 milhões em vendas de hotéis, mantendo a gestão das propriedades vendidas.
No que diz respeito ao desempenho das ações ao longo do ano, o presidente explicou que o preço da ação da Meliá Hotels International aumentou 37%. Ele também expressou sua satisfação com o recente reembolso antecipado das obrigações convertíveis que deveriam ser pagas em 2018, pelas quais a maioria dos detentores de títulos converteram em ações, com a empresa tendo um aumento de capital de 13,34%.
Acima de tudo, Escarrer Juliá ressaltou a expansão internacional da rede, que remete aos primórdios da empresa. “A expansão internacional sempre foi e continuará a ser uma base fundamental da nossa força. Em 2015, assinamos 25 novos hotéis e em 2016 vamos abrir um novo hotel mais ou menos a cada 2 semanas”, declarou. Em Cuba, por exemplo, a Meliá tem uma presença significativa, liderando o mercado.
Alguns dos fatores competitivos que explicam o sucesso da empresa se devem à inovação, diversificação do modelo de negócio – não só geográfica, mas também no portfólio de marcas segmentadas -, rigor, transparência e ética familiar na gestão da empresa, assim como responsabilidade social corporativa, tanto em relação ao meio ambiente, quanto ao apoio a comunidades e crianças.
De acordo com o presidente, o novo Plano Estratégico da Meliá se concentra em melhorar as marcas da companhia, a digitalização, o crescimento seletivo em mercados-chave, gestão de talentos e uma estrutura organizacional global e eficiente, garantindo sempre a qualidade e o valor dos ativos, num modelo financeiro robusto perante riscos e ciclos de negócios.
A base para a transformação cultural da Meliá, de acordo com Escarrer Juliá, irá resultar em uma empresa que é mais global (80% das receitas operacionais já são gerados fora da Espanha); uma empresa maior mas com um crescimento baseado em fórmulas de baixo capital e com foco em excelência de gestão hoteleira; maior descentralização e “glocalização”, isto é, respondendo às demandas específicas de cada mercado; maior segmentação e personalização das experiências; e, por fim, uma maior digitalização da empresa.
“Na Meliá, temos focado em inovação e novas tecnologias, e hoje somos vistos como uma das melhores empresas em transformação digital”, finaliza.
Fonte: AFT Comunicação Integrada