AUTOCOM 2024 trouxe novidades em meios de pagamento e números recordes

Anúncio ABIMAD39

A 24ª AUTOCOM, maior feira internacional de tecnologia para o comércio e serviços da América Latina, realizada em São Paulo, recebeu 25% a mais de visitantes que o ano passado.

Vale reforçar que a edição de 2023 já tinha representado um número histórico, pois tinha batido o recorde da última edição ocorrida em 2019.

A área de exposição também foi ampliada para abrigar as mais de 200 marcas expositoras. A 1ª edição da AUTOCOM Innovation Summit recebeu 600 pessoas durante os três dias de evento.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC) em parceria com a organizadora Francal Feiras.

Anúncio

“Neste ano, pudemos conferir que a aplicação de IA no autoatendimento e as novas formas de pagamentos digitais estão por toda a parte” aponta Paulo Eduardo Guimarães, presidente da AFRAC

“A tecnologia em busca de novas experiências para o cliente, como agilidade e segurança vão tornar o comércio varejista ainda mais eficiente. É importante lembrar que essas novidades logo estarão disponíveis para implantação”, completa.

Dentre os destaques da feira, novidades como o pagamento por reconhecimento facial que elimina a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões.

Já no setor supermercadista as balanças de autoatendimento com AI reconhecem o alimento e imprimem as etiquetas do preço, reduzindo assim, as filas para a pesagem dos hortifrutis.

Seguindo com o autoatendimento, a tecnologia que faz com que o cliente abasteça o carro e faço o pagamento sem a presença de qualquer pessoa para auxiliá-lo também vão dar mais agilidade à operação.

Já a AUTOCOM Innovation Summit foi dividida em temas – Inovação, Tributos e Meios de Pagamento.

No primeiro dia, sobre o assunto inovação foram discutidos temas, como a questão da tecnologia dos condutores para poder vir girar toda a tecnologia que está sendo implementada em várias áreas, não só no varejo, mas na indústria de pagamentos, IA Generativa e sua aplicação nos PDVs, como a hiper personalização pode ajudar a atender melhor o cliente e o varejo a vender mais e a tecnologia do Android para fazer transações de pagamento.

No segundo dia, o debate foi sobre a reforma tributária, sua complexidade e suas implicações no setor.

Os aspectos legais e práticos das mudanças fiscais. No último foram abordadas as tendências e tecnologias emergentes no segmento de meios de pagamento para o varejo moderno. 

Os líderes das principais associações setoriais do varejo e que representam o comércio e serviços se reuniram no evento para falar sobre os rumos do setor.

Juntas são responsáveis por 80% das empresas ativas no país, 73% do PIB, 65% das operações de débito e crédito, e ainda, pela geração de mais de 27 milhões de empregos diretos. São elas:

– Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL);

– Associação Brasileira para o Comércio e Serviços (AFRAC), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO);

– Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e Associação Brasileira de Automação (GS1).