Bienal do Livro de SP soma maior visitação de um evento em local fechado desde o início da pandemia

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A Bienal do Livro de São Paulo chegou ao fim com público de 660 mil pessoas nos nove dias de evento e mais de três milhões de unidades vendidas.

No total, o evento reuniu 182 expositores, que disponibilizaram cerca de 500 selos editoriais dos mais diversos gêneros literários.

A 26ª edição, realizada no Expo Center Norte, teve média de sete livros comprados por visitante e um gasto médio 40% superior a última Bienal, em 2018.

Foram nove dias de exposição, com mais de mil horas de programação entre palestras e discussão entre autores e leitores.

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Editoras relataram que esta foi a edição com o maior número de vendas de livros, mas os números ainda são fechados.

Ao longo da semana, muitas editoras já relatavam terem superado as vendas da última edição, o que animou os organizadores.

Os cerca de 660 mil visitantes colocam a Bienal do Livro de São Paulo no topo do ranking em termos de público em eventos realizados em “locais fechados” no Brasil desde o início da pandemia, em 2020.

Em 2021, por exemplo, cerca de 250 mil pessoas que passaram pelos três pavilhões do Riocentro durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Outro evento superlativo no Brasil, a Apas Show de 2022 levou cerca de 60 mil visitantes “únicos” ao mesmo Expo Center Norte, em maio. Em termos de visitação, este número fica na casa dos 111 mil.

Em ambientes abertos, o Lollapalooza Brasil foi o maior evento em São Paulo, em relação à quantidade de pessoas presentes, desde o início da pandemia. Os organizadores informaram, que 302.235 pessoas compareceram ao longo dos três dias de festival.

Em 2021, o Grande Prêmio São Paulo de F1 bateu seu recorde de público nos três dias do evento: 181 711 pessoas no Autódromo de Interlagos.

Ainda em locais ao ar livre, difícil será atingir os números do retorno do São João de Caruaru 2022, no agreste pernambucano.

A edição 2022 do São João de Caruaru bateu recordes de público, de atrações e de movimentação financeira. O município recebeu mais de 3,2 milhões de visitantes nos 24 polos da festa para curtir mais de 1 mil apresentações.

O Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, principal polo do evento, recebeu mais de 1 milhão de visitantes. No total, 64 atrações passaram pelo pátio.

O Alto do Moura recebeu mais de 500 mil visitantes.

O impacto econômico foi 123% maior que em 2019. Segundo a prefeitura, R$ 558 milhões foram movimentados na economia da cidade – a expectativa era de R$ 250 milhões.