Após o sucesso da primeira Envase Brasil realizada sob a tutela do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a entidade confirmou as datas para a 16ª edição.
A feira de máquinas e tecnologia para a indústria de bebidas e alimentos será realizada entre os dias 14 a 16 de abril de 2026, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).
Neste ano, o evento reuniu mais de 120 marcas, gerando cerca de R$ 125 milhões em negócios e renovando as expectativas do segmento.
“O CIC-BG, como incentivador do desenvolvimento econômico, mais uma vez imprimiu sua marca ao ser um agente integrador da cadeia do setor, fomentando os negócios, ampliando relacionamentos e gerando prospecção”, disse o presidente da entidade, Carlos Lazzari.
Outro aspecto destacado nesta edição foi a qualidade do público visitante, determinante para o atingimento do grande propósito do encontro, a geração de negócios.
Durante os três dias de programação – de 23 a 25 de abril – mais de 6 mil visitantes qualificados passaram pela feira.
Além do espaço expositivo, a feira contou com vasta programação de conteúdo. Ao todo, 13 palestras e sete workshops, reunindo mais de 20 nomes de diversos setores, trouxeram tendências e novidades na feira.
Eles apresentaram assuntos que foram do mercado de vinhos à segurança alimentar, de cenários para microcervejarias a linhas de crédito para o setor de alimentos.
Entre os nomes, palestrantes internacionais como o italiano Fausto Faggioli, especialista em agroturismo, que apresentou o tema no Meeting Wine Experience a partir de cases de seu país, referência mundial na atividade.
A Envase também promoveu o Meeting Beer, painel que contou, entre outros, com a presença da NielsenIQ, líder global em inteligência de mercado, e com a premiação da 2º Copa Sul-Americana de Cerveja.
Outro destaque foi a 5ª Conferência Segurança de Alimentos e Bebidas, cuja participação reuniu especialistas como o diretor de Certificação da ABNT, Antônio de Oliveira, e a representante da FSSC (Food Safety System Certification) para a América Latina, Juliani Arimura.