A partir da próxima terça-feira (10), cultos, cinemas, apresentações ao vivo, conferências de negócios e solenidades de casamento poderão receber até 500 pessoas, se todos estiverem totalmente vacinados contra o coronavírus.
Isso é acima do limite atual de 100 participantes, vacinados e não vacinados, com testes pré-evento.
Se a situação da Covid-19 permanecer sob controle, os tamanhos dos eventos e os limites de capacidade para essas atividades e configurações serão aumentados para 1.000 pessoas vacinadas a partir de 19 de agosto.
Da mesma forma, a capacidade operacional de shoppings e locais públicos como museus, bibliotecas, atrações e cruzeiros também será aumentada a partir de 19 de agosto, se tudo correr conforme o planejado.
A flexibilização das restrições, anunciada em entrevista coletiva na última sexta-feira (6), faz parte do roteiro de Cingapura para reabrir sua economia e transitar para o novo normal de “uma nação resiliente Covid-19”.
Os tamanhos dos eventos e os limites de capacidade também se aplicam a aqueles que se recuperaram da Covid-19, bem como os que tiverem um teste negativo 24 horas antes do final esperado do evento.
Caso contrário, sem o teste pré-evento, os serviços de cultos, cinemas, MICE (reuniões, incentivos, conferências e exposições) e apresentações ao vivo podem ter até apenas 50 participantes.
Este já é o caso nas restrições da fase dois (alerta intensificado). Mais detalhes serão fornecidos pelo Conselho Nacional de Artes e Ministério da Cultura, Comunidade e Juventude.
Nos cinemas, alimentos e bebidas podem ser servidos a grupos de cinco, se todos os clientes forem vacinados.
Enquanto isso, as solenidades de casamento em locais externos também serão liberadas para até 500 participantes vacinados a partir da próxima terça-feira e 1.000 participantes a partir de 19 de agosto.
Sem o teste pré-evento, apenas 50 participantes serão permitidos. As autoridades indicaram que as recepções de casamento são uma atividade de alto risco, já que os participantes tendem a se socializar mais e por mais tempo.
Tudo isso faz parte de uma “fase preparatória” que deve durar um mês, disse o ministro da Saúde, Ong Ye Kung, na entrevista coletiva de sexta-feira.
No início de setembro, espera-se que 80% da população de Cingapura esteja totalmente vacinada. Desde que a situação da Covid-19 permaneça estável, Cingapura passará para um “estágio de transição”.
Caso isso se confirme, as autoridades irão considerar permitir eventos maiores, recepções de casamento maiores, grupos maiores e facilitar o controle das fronteiras.