O prefeito de Salvador, ACM Neto, assinou nesta quinta-feira,6, a ordem de serviço para inicio imediato da construção do novo centro de convenções da cidade, que vai ganhar o nome de Antonio Carlos Magalhães, em homenagem ao político baiano, avô de do prefeito.
“Assumimos essa responsabilidade com coragem e determinação. Vamos correr para cumprir os prazos”, frisou o ACM Neto, durante evento que reuniu todo o trade turístico do Estado. As obras, no valor R$ 105,2 milhões, devem se prolongar por 12 meses. Quando inaugurado, o equipamento será o terceiro maior centro de convenções municipal e o 10º maior do país.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, o edital para a seleção da empresa que vai operar o equipamento deve ser lançado até o final do ano, devendo em março próximo já começar a montagem do espaço. “A capital baiana vai se restabelecer no segmento de congressos e convenções, rapidamente, garantindo a retomada de grandes eventos num equipamento moderno e multiuso. Isso trará reflexos positivos para toda a cadeira econômica do turismo”, destaca.
“Este momento é um marco para nossa cidade e o Estado. A vocação de Salvador é o turismo, vamos trabalhar para recuperar o tempo perdido e recolocar Salvador como a terceira cidade do país no turismo de congressos e eventos, posição que nunca deveria ter perdido”, salientou o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, que também preside o Conselho Baiano de Turismo (CBTur).
De acordo com Duran, a Salvador Destination já tem apalavrado 12 congressos nacionais e internacionais para o novo equipamento, com possibilidade de outros 18 serem concretizados. “Agora, com o início das obras, as oportunidades se ampliam consideravelmente”, assinalou durante o evento.
O novo centro de convenções terá três pavimentos e será construído numa área de mais de 100 mil m2, com capacidade para receber 14 mil congressistas simultaneamente. O equipamento será 100% climatizado e hermeticamente fechado, contando ainda com uma fachada em vidro auto-limpante.
Contará com dois espaços para shows, com capacidade para 20 mil pessoas, cada um, 28 camarotes moduláveis de 50 metros2, que podem ser transformados em salas de reuniões, oito auditórios (800 m2 cada), seis salões de 522m2, 12 salas de 236m2, praça de exposição de 2,5 mil m2, dois foyers independentes de mil m2 e dois restaurantes com vista para o mar. Serão disponibilizadas vagas para 1,4 mil veículos.