Congresso UNIDAS 2023 debate como tonar a saúde suplementar mais sustentável

Anúncio

Já consolidado como um dos principais eventos do setor, o Congresso UNIDAS chega a sua 26° edição este ano e será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, em Salvador.

O encontro, que tem como público principal gestores de planos de saúde de autogestão e da saúde suplementar, tem como tema “Reinventar o modelo de saúde suplementar para um sistema sustentável e mais inclusivo.”

Entre os palestrantes estão o presidente-diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS – Paulo Rebello Filho e outros executivos e especialistas de destaque do mercado.   

“Precisamos repensar os modelos de saúde público e privado. Vivemos em momento delicado da saúde”, comenta Anderson Mendes, presidente da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde.

Anúncio

Dados recentes divulgados pela ANS mostram que em junho deste ano, o setor totalizou 50.763.871 de usuários em planos de assistência médica.

“E, sabemos que, ainda, teremos enormes desafios com inflação alta no setor, flexibilização do rol de procedimentos, novos tratamentos de alto custo incorporados ao rol, aumento na sinistralidade, envelhecimento da população, entre outros aspectos que tornam 2023 um dos anos mais desafiadores da história para a sustentabilidade do setor”, diz Mendes.

“Por isso, é fundamental discutir estratégias para a sustentabilidade da saúde suplementar e a sobrevivência das autogestões”, completa. 

Confira alguns dos assuntos que serão abordados no Congresso: 

*Os desafios para universalidade, equidade e sustentabilidade na saúde, um olhar para o público e privado

A palestra será do Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da saúde de Portugal, e terá como moderadora Cláudia Rebelo, head of commercial relationships at CUF. 

* Quais os cenários futuros da saúde suplementar no Brasil?

O assunto será debatido por Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS; Renato Casarotti, presidente da ABRAMGE; Manoel Peres, presidente da FENASAÚDE e, Anderson Mendes, presidente da UNIDAS, será o moderador. 

* Iniciativas do CNJ para reduzir a judicialização à saúde

Será abordado pelo Richard Kim, conselheiro do TNJ e pelo Alexandre Quintino Santiago, desembargador coordenador do Tribunal de Justiça de MG, tendo José Luiz Toro, assessor jurídico da UNIDAS como moderador. 

*Grupos minorizados e o acesso à saúde:

Terá como palestrante Fernanda de Figueiroa Freitas, superintendente executiva de governança, riscos e compliance na BB Seguros e presidente do Conselho Deliberativo da SIM 

* Abordagens Colaborativas – modelos colaborativos e parcerias entre as partes interessadas em saúde para impulsionar iniciativas de cuidados baseados em valor

André Luis Gall, diretor comercial da Heath Solutions Group Brazil e Carlos Eduardo Sverdloff, professor na FGV e diretor da ATCGen, falarão sobre o assunto

* Revolucionando a Saúde: O Impacto e as Oportunidades das Healthtechs

Será abordado pela Maíla Issa, chief of staff da Alice pela Amanda de Souza Silva, gerente de promoção da saúde e qualidade de vida na Abertta Saúde, como moderação da Denise Eloi, CEO Instituto Coalização Saúde. 

*Quais os desfechos em saúde colhemos no Brasil?

Painel apresentado pelo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, com moderação do médico Renato Couto – Médico, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil 

*O perfil do executivo de saúde do futuro:

Com moderação da Tacyra Oliveira Valois Nery, CEO do Cbexs, o assunto será abordado pela Carmen Rodrigues, diretora de mercado na Dr Online, e pela Marilea Souza, gerente departamental da Bradesco Saúde e Mediservice Ba/Se/Al.  

Serviço 

Data: de 04 a 06 de outubro 

Local: Centro de Convenções Salvador 

Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA 

Site: https://26congresso.unidas.org.br/

* Programação sujeita a alteração