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Conheça mais detalhes do retorno da FebraTêxtil para São Paulo

Organizada pelo Febratex Group, a FebraTêxtil 2025 será a maior feira de insumos e soluções para a indústria têxtil e de moda da América Latina.

A expectativa é que o evento concentre entre 10 e 12 mil visitantes do Brasil e de países como Argentina, Peru, Colômbia, Bolívia e Paraguai. 

Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de S.Paulo (Sinditêxtil-SP) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), é o único evento do Brasil focado em insumos e soluções para a indústria têxtil.

Acontecerá de 18 a 20 de fevereiro de 2025, das 14h às 21h, no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, reunindo os principais players do setor para um encontro imperdível de negócios, conhecimento e tendências.

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Serão três dias de inovação, networking e negócios, além de aprendizado em painéis, palestras e podcasts, conduzidos por líderes do setor. 

Por que voltar a ter uma feira têxtil em São Paulo? O estado paulista continua sendo o mais rico do Brasil, reunindo aqui as grandes empresas que representam a maioria do produto interno bruto (PIB) industrial.

Na área têxtil e de confecção, São Paulo representa 26% de todo o faturamento nacional, empregando perto de 400 mil trabalhadores diretos (27,5% dos empregos T&C no Brasil).

“São Paulo foi o berço das maiores feiras têxteis e de vestuário no País. Os mais fortes centros de negócios de moda ainda são o Brás e o Bom Retiro”, afirma Julio Scudeler, presidente do Sinditêxtil-SP.

“A sede de grandes empresas têxteis está nesta cidade. Temos tudo para resgatar essa herança de feiras têxteis em São Paulo, atraindo compradores nacionais e internacionais”, completa.

Segundo a Abit, a indústria têxtil e de confecção do Brasil é uma das cinco maiores do planeta, constituída por cerca de 24 mil empresas, de produtoras de fibras a vestuário, empregando cerca de 1,3 milhão de trabalhadores.

A produção do Brasil alcançou em 2022 2,1 milhões de toneladas, o que garantiu o faturamento total de R$ 193 bilhões, sendo que US$ 4,8 bilhões oriundos das exportações. 

Somente o Brasil ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo.

“O Brasil é a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente”, declara o diretor superintendente da Abit, Fernando Pimentel.

“Nosso país é um dos poucos com produção em todos os elos da cadeia de valor, incluindo 140 mil lojas no varejo de roupas, contando, ainda, com fornecedores de insumos, universidades e centros de pesquisa”, completa,

A FebraTêxtil promete ser um palco para as últimas novidades em produtos têxteis, com foco em sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento, e design.

“O Grupo tem a expectativa de tornar a FebraTêxtil o maior evento das Américas para o setor de tecelagem e malharia do Brasil”, pontua Giordana Madeira, Diretora-Executiva de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia do Febratex Group.

“O que a gente quer é criar um evento que tenha um alcance internacional para promoção da indústria têxtil brasileira, especialmente de tecelagem e malharia. Outro objetivo também é fazer o mercado externo conhecer a cadeia de fornecimento de tecidos e malhas que o Brasil tem”, conclui.

Com capacidade para 207 expositores, essa é a retomada da feira que promete ser mais inovadora e dinâmica.

A primeira edição da FebraTêxtil foi em 2018 com foco maior em maquinário. Já para 2025, a feira deve trabalhar insumos para a indústria têxtil e de confecção como:

– Fios, filamentos, beneficiamentos, designs, tecidos e malhas, fibras, aviamentos, estamparia e não tecidos. 

“Na feira estamos exaltando a valorização de expositores nacionais, pois a intenção é promover a produção da indústria da moda no Brasil”,explica Ricardo Gomes – Gerente de Novos Projetos da FebraTêxtil. 

“O evento promove informação e conhecimento para conseguirmos produzir mais no Brasil, de uma forma mais competitiva, tanto em valor quanto em qualidade de produto”, completa.

De acordo com Hélvio Pompeo Jr., Diretor de Comunicação e Marketing do Febratex Group, o evento tem iniciativa de ser uma feira têxtil para o mercado de São Paulo, que atenda todo o Brasil e a América Latina.

“A FebraTêxtil A feira acontecerá em São Paulo porque é a cidade onde acontecem todos os grandes negócios do país e conta com toda a infraestrutura necessária para eventos desse porte, além concentrar grande parte das empresas”, completa

A realização da FebraTêxtil é um trabalho de muitos anos de pesquisa e, essa feira, tem o objetivo de representar e expor tudo aquilo que a nossa indústria têxtil produz.

“Esse trabalho não só com a feira, mas também com vários eventos paralelos, como o Brasil Fashion Designers, as palestras, o podcast, entre outras atividades”, finaliza Hélvio Pompeo Madeira, Presidente do Grupo.

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