O 8º Congresso Latinoamericano da Construção Metálica – Construmetal 2019, realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, na São Paulo Expo, consolidou o evento como referência no continente quando o assunto é o uso das estruturas metálicas na construção civil. Organizado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) e com patrocínio de grandes empresas, como Gerdau, Ciser, Jotun, CBMM e Vallourec, o encontro este ano teve como tema central “Soluções para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento é organizado pela organizado pelo Informa Markets – que em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informações B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo
Foram três dias intensos de troca de ideias e contatos com os empresários e entidades representativas do setor. Quem visitou o evento teve oportunidade de, em um só lugar, atualizar-se sobre as tendências, produtos e tecnologias de ponta deste mercado. “O congresso é um referência para os empresários e profissionais que buscam oportunidades de investimentos e negócios na arquitetura metálica”, afirma o presidente da ABCEM, Marino Garofani.
Referência entre engenheiros e arquitetos de todo o continente, o Construmetal foi prestigiado pelo Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, que participou de um concorrido painel na programação do evento que discutiu as perspectivas de retomada da economia brasileira e o papel da construção em aço nesse contexto. “O evento nos surpreendeu no que se refere ao nível das discussões propostas e também na qualidade do público visitante, que compareceu em peso para a Construmetal em busca de conhecimento e networking”, disse o diretor executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes.
Por meio de palestras e apresentações técnicas, foram mostrados exemplos reais de como a produtividade e a velocidade construtiva do aço podem beneficiar os projetos construtivos. Entre os exemplos, estão o Edifício Moreira Sales, na Avenida Paulista, o Acqua, no Rio de Janeiro, e o Empire State, nos Estados Unidos.
O evento ofereceu também uma programação de cursos, promovidos por profissionais renomados no mercado, como “Vibrações em Estruturas de Aço”, com o professor Zacarias Martin Chamberlain, da Universidade de Passo Fundo; “Estabilidade Estrutural: Abordagens Teórica, Computacional e Normativa” e “Projetos de Pontes em Aço”, com os professores Walnório Ferreira, da Universidade Federal do Espírito Santo; e Fausto Muñoz, da Engenharia Projetos Consultoria S/A; e “Ações e Efeitos do Vento em Estruturas de Aço”, sob coordenação do professor Acir Mércio Loredo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Além do Secretário Carlos Da Costa, outras autoridades públicas estiveram no evento, como o secretário-executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Luiz Ricardo Santoro, além da coordenadora de Economia Digital do Ministério da Economia, Adriana Arruda, que comandou as discussões sobre o Building Information Modeling (BIM), metodologia de construção metálica que deverá ser adotada pelo Governo Federal em todas as suas obras até 2028. E, ao lado das autoridades e acadêmicos presentes, a Construmetal trouxe a participação de empresários do setor, como o presidente da Usiminas, Sérgio Leite de Andrade, que lembrou que o consumo de aço no Brasil é de 100 quilos por habitante/ano, patamar que permanece o mesmo há aproximadamente 40 anos. “Temos potencial para atingir 200 quilos, mas será por etapas”, comentou.
Diversas empresas participaram do Construmetal para expor seus portfólios de serviços, equipamentos e soluções para o segmento da construção metálica e aproveitaram da sinergia com os congressistas presentes para fomentar potenciais negócios. “A feira é sempre positiva no sentido de fidelizarmos quem já é cliente e também prospectar novos compradores”, avalia a gerente de marketing da regional Telhas, Paula Martins. A novidade da marca é a telha com revestimento de inox, especial para ambientes corrosivos.
Outra líder em seu segmento presente na Construmetal 2019 foi a Ciser Parafusos, de Santa Catarina, que trouxe nesta edição duas novas linhas de produtos, a Tnex, para estruturas metálicas, e a Fast, para telhas. O diferencial é a maior resistência à corrosão. E a marca agora também oferece discos de corte e brocas. “A maior gama de produtos possibilita que a Ciser ofereça uma solução mais completa ao cliente”, afirma o coordenador de vendas Ademir Alves Júnior.
O encontro também foi marcado por homenagens. Como “Personalidade Abcem”, a entidade escolheu o engenheiro civil Ildony Bellei, professor universitário e autor de diversas obras a respeito da utilização do aço na construção. A associação ainda premiou três escritórios de arquitetura pela inovação nos projetos.