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PET South America e PET VET batem todas as metas e recebem juntas mais de 27.600 pessoas

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Por onde quer que se olhasse, corredores lotados e estandes movimentados. Foram três dias intensos para a PET South America e a PET VET, as mais importantes feiras de negócios dos setores pet e veterinário da América Latina, que aconteceram simultaneamente no São Paulo Expo. No segundo dia de evento, o público da edição do ano passado inteiro já tinha sido batido. Resultado da variedade de inovações apresentadas nas exposições. 

“A planta da feira cresceu 40% em comparação a 2018. Agora eram quase 30 mil m² de espaço, ocupados por mais de 350 marcas nos dois eventos. Tínhamos novos expositores, produtos modernos e serviços diferenciados. Estamos muito felizes de ter superado o número de visitantes também”, explica Guilherme Martinez, gerente dos eventos.

Os visitantes se demonstraram satisfeitos com as exposições e os espaços. “Vim no ano passado, gostei muito e resolvi voltar esse ano. Na edição passada eu participei do Mastergroom e fiquei em segundo lugar, agora eu vim para fazer negócios e já fechei alguns”, declara Pedro Tavares, proprietário de um pet shop em Belo Horizonte. “Achei bem mais interessante a divisão feita entre a PETSA e PET VET porque você tem a parte veterinária mais concentrada e separada da parte dos groomers, estética, roupinhas e acessórios, conseguindo, assim, focar nos negócios”, finaliza.

Por falar em MasterGroom, a maior competição de tosa e estética animal do mundo foi um sucesso. Foram cerca de 700 competidores disputando mais de 30 categorias. Além do campeonato, também haviam outras três atrações de conteúdos profissionalizantes para o mercado. O Talk PET, Pet Desenvolve e Pet Comportamento. Juntos, eles promoveram quase 35 horas de conteúdo e mais de 2600 participações. 

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O sentimento de satisfação também ficou marcado na exposição. Presente no evento desde 2011, a Pet Games comemorou o resultado da sua participação na PET South America. “Ano após ano nós obtemos resultados positivos, que valem o investimento para estar aqui. Com os negócios efetuados até o fim do segundo dia, nosso crescimento já era de cerca de 30% em relação ao ano passado”, contou o veterinário da marca, Dalton Ishikawa. A empresa apostou em lançamentos de comedouros e bebedouros funcionais para cães e gatos fazerem as refeições em uma posição mais adequada para a cervical dos animais.

Para a empresa Meu Bartô, as vendas de jornal higiênico lavável também surpreenderam. “Nosso estoque acabou no segundo dia de evento, tivemos que trazer mais produtos para atender os clientes no último dia”, contou Fernanda Jaquetto, diretora comercial da marca. Ela revelou ainda que desta vez conseguiu fazer venda até mesmo para o Chile já que participou da Rodada de Negócios Internacional.

Esses encontros foram os grandes destaques dos dois eventos. A Rodada de Negócios Internacional, realizada na PET South America, reuniu 13 empresas da China, Coreia do Sul, Ucrânia, Hungria, Turquia, Equador e Estados Unidos para apresentarem seus produtos e serviços a 11 companhias brasileiras. Além disso, também houve a Rodada de Negócios de Exportação para os expositores brasileiros que desejam levar seus produtos para mercados fora do Brasil. 

Na PET VET, o mais completo encontro veterinário da América Latina, que aconteceu simultaneamente à PET South America, as negociações também foram intensas e geraram mais de R$ 6 milhões em valor declarado em 108 reuniões de negócios, realizadas em apenas duas horas. O encontro reuniu 15 empresas expositoras da feira e 39 companhias compradoras. 

Mas os resultados não saíram apenas das rodadas de negócios. Sergio Pereira Pinto, gestor da divisão diagnóstica da 3 Albe, empresa do mercado médico hospitalar com 25 anos de mercado, comemorou os resultados da exposição da PET VET, que recebeu mais de 8.500 médicos veterinários. “Estamos super satisfeitos com os negócios realizados e com outros que ainda serão concretizados no pós-feira”, afirma.

Danilo Canova, Gerente de Marketing de Biológicos e Terapêuticos da Boehringer, concorda e ressalta o sucesso da primeira participação no evento após mudanças internas na empresa. “É a primeira vez que estamos no evento e estamos bastante satisfeitos. Essa é uma das principais feiras da América Latina. E como estamos na parte específica para veterinários, o público que vem ao nosso estande é o que participa das palestras técnicas, visita o Hospital Design, é quem está interessado no nosso portfólio e em questões técnicas. A feira está muito positiva para networking”, conclui. 

Ainda na parte veterinária, as atrações foram um show à parte. O Hospital Design teve uma intensa visitação de pessoas interessadas em olhar de perto um hospital com tecnologia de última geração e atendimento exemplar. O espaço de quase 200m² tinha salas de internação, centro cirúrgico, UTI, laboratórios de diagnóstico e sala de exames. 

“Este ano tivemos como diferencial a recepção catfriendly, criada especialmente para gatos”, contou Ana Cristina Pinheiro, Gerente de Marketing da Royal Canin, patrocinadora do espaço. “Principalmente para o gato, essa experiência de sair de casa e ir ao veterinário acaba sendo estressante. Nessa recepção, os móveis são mais elevados, as cores são mais neutras, o odor é personalizado e o ambiente traz mais tranquilidade. São recomendações para o clínico aplicar algo similar no espaço dele”, completou a gerente da empresa, que está investimento fortemente no mercado de felinos.

A veterinária Carolina Kowalski veio conhecer pela primeira vez a PET VET. Revelou que trabalha em clínica e petshop, e fez questão de visitar a feira para ver os lançamentos. “Aqui é bom porque você já esclarece todas as dúvidas direto na fonte. A gente sente mais segurança porque sabe que as empresas expositoras são confiáveis, com profissionais de qualidade”, afirmou.  

A PET VET também realizou seu inovador Congresso Veterinário Internacional com palestrantes renomados e de outros países, como Estados Unidos, Peru, Colômbia, Austrália e outros lugares de referência na medicina veterinária. Foram quase 1200 participantes durante os 3 dias, número superior ao da edição passada. Foi no Congresso também que aconteceu, pela primeira vez, o Pet Cloud Innovation Challenge. Com 50 inscritos, o desafio era reconhecer projetos inovadores dentro do setor veterinário. O vencedor foi a Pineal 5D, empresa que desenvolve implantes para animais com impressão em 3D. 

Ao lado, os congressistas encontraram mais uma inovação em exposições na América Latina, os LABS. Eram aulas práticas com esses mesmos palestrantes renomados sobre quatro especialidades distintas, como intensivismo, endoscopia, felinos e anestesiologia. Foram momentos inéditos onde 85 participantes puderam aprender por meio de procedimentos em cadáveres e manequins. 

Encerradas com grande sucesso e todos os números da edição anterior superados, as feiras já começam a planejar a próxima edição. “Estamos anunciando as datas de 2020. No próximo ano, a 19ª edição da PET South America e da PET VET acontecem entre os dias 19 e 21 de agosto”, concluiu o gerente dos eventos. 

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