Com a globalização e a facilidade da internet, que a cada dia evolui, várias agências têm criado opções para que o cliente também possa comprar seu pacote de viagens e definir sua trajetória por meio de ferramentas virtuais.
“Os empresários precisam ter a consciência de que o mundo está cada vez mais moderno. Daqui a um ou dois anos, creio que a maioria das agências vão se adequar a essa inovação. Evidentemente se for do interesse dos proprietários”, declarou o vice-presidente administrativo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), Edmar Bull, que disse ainda ser impossível citar um percentual ou número de empresas do setor que aderiram a esse processo de modernização.
Entretanto, para o representante da ABAV, a modernização do serviço das agências de turismo não implicará no fim de suas sedes e filiais físicas. “Temos públicos para todos os tipos de propostas, sejam elas virtuais ou físicas. Chegaram a dizer que as lojas (independentemente do setor) físicas estão em extinção e que acabariam, mas eu duvido. Já escuto isso há anos e não vi isso acontecer nem em grandes potenciais no sentido de modernidade, como os Estados Unidos, por isso não acredito no fim das lojas físicas”, explicou.
Edmar Bull ainda falou sobre a concorrência entre as agências virtuais e aconselha: “O marketing dessas empresas precisa ser muito bem feito. Por exemplo, nessa crise que o Brasil e o mundo passam, a maioria das famílias têm evitado sair do Brasil e alguns nem da própria cidade. Entretanto, se o marketing souber agir quando determinados pacotes entrarem em promoção, o pai de família pode estar em casa, receber um e-mail, por exemplo, conversar com a esposa e contratar o pacote por ver que está dentro do orçamento deles. A velocidade do aviso de promoções e escolher o momento adequado são aspectos fundamentais”, concluiu. Além de vice-presidente da ABAV, Edmar Bull possui uma agência coorporativa.
Fonte: MTur