A 14ª DW! Semana de Design de São Paulo promete, mais uma vez, transformar a cidade de São Paulo no palco do principal evento dedicado ao design e à arquitetura do Brasil e da América Latina.
Entre os dias 10 e 16 de março serão apresentadas novidades de mais de mil marcas e criativos, com a expectativa de superar os números históricos da edição anterior.
Em 2024 foram 100 mil visitantes, dos quais 80% formado por profissionais do setor, que se deslocam do país inteiro para os sete dias intensos de conhecimento, conexão, cultura e geração de negócios, parcerias e projetos.
Desenvolvida por Lauro Andrade, seu idealizador e CEO, a DW! Semana de Design de São Paulo é reconhecida por seu caráter plural e sua amplitude democrática de curadoria.
Em seu panorama de atividades as atrações são, majoritariamente, gratuitas – algumas voltadas especificamente para profissionais, outras com vagas limitadas e inscrição prévia.
É um momento de grande celebração à inventividade, à pujança e à inovação do design brasileiro por meio de:
– Exposições, lançamentos, oficinas, palestras conduzidas por nomes que são referência no mercado, visitas guiadas, feiras de economia criativa, mostras de design, experiências imersivas, eventos culturais e vernissages.
Por ser um ponto de confluência, surge uma troca intensa entre profissionais de todo o país, fomentando uma plataforma de networking das mais qualificadas.
A provocação de 2025 cujo tema é “Mãos e Máquinas” promete debates essenciais para a área nos chamados DW! Talks promovidos na Casa Docol, QG do evento.
“Neste ano, nosso foco será discutir a relação entre mãos e máquinas, para que possamos pensar além de aspectos aparentemente conflitantes”, explica Lauro Andrade.
“Da mesma forma que, por exemplo, artesãos ressurgem como resistência à automação, designers podem atuar em parceria, criando linguagens que misturem o avanço tecnológico e a sensibilidade do trabalho manual, sem que uma técnica anule a outra”, completa.
De acordo com o idealizador do evento, a intenção é que as ideias plantadas e discutidas na DW! se expandam, criando um movimento contínuo de aperfeiçoamento e perspectivas relevantes para o presente e o futuro do arqdecor.
DW! 2025, UM PONTO CARDEAL DE GRANDES CONEXÕES
A exemplo do que aconteceu em 2024, Andrade novamente estende o convite à jornalista Lúcia Gurovitz para atuar como curadora nesta 14ª edição.
As expectativas e o empenho de proporcionar um evento cada vez mais inclusivo, diverso e relevante são elevadas, se considerado o êxito da edição anterior e o seu legado.
Em 2024, o evento registrou os números mais superlativos de sua história, reunindo 367 atividades e 143 expositores localizados em mais de 130 espaços da capital paulista.
Dividido em 8 distritos de design, sendo um deles digital, o evento acolheu mais de mil criativos e atraiu mais de 100 mil visitantes.
Nos canais digitais as ações promovidas pela DW! SP atingiram a marca de 24 milhões de impressões e aproximadamente 840 mil interações, gerando oportunidades, conexões e entretenimento para profissionais, aspirantes e admiradores do setor.
Para a edição de 2025 a organização antecipa a realização dos seguintes eventos:
– Vovas edições da Feira na Rosenbaum e da BoomSPDesign; intensa programação de atividades no D&D Shopping, tradicional palco de abertura da DW! SP;
– Feiras e exposições na Galeria Metrópole, um dos ícones da arquitetura moderna do centro de São Paulo;
– Ações concentradas nos Circuitos Barra Funda e Pinheiros, bairros que reúnem estúdios independentes que são celeiros de promissores talentos;
– Novidades no Distrito Alameda Gabriel, que, ao longo de seus 3 km, costuma acolher o maior número de atrações da DW!, incluindo um Circuito de Arte e Design Digital.
Saiba mais sobre a DW! SP: www.dwsemanadedesign.com.br
Crédito da imagem: Fabiano Sanches