Embratur prepara um novo modelo de estande para sua participação em 20 feiras

Anúncio ABIMAD39

A Embratur já está com a presença confirmada em 20 feiras internacionais no ano de 2025, ação que a Agência considera fundamental para aumentar a visibilidade do país.

Será destacado em seu estande nos grandes eventos a diversidade das manifestações culturais do povo brasileiro e a beleza das cidades e dos destinos de natureza do país.

“As feiras são momentos importantes para a promoção do Brasil no exterior. São essas as oportunidades para que os destinos e atrativos brasileiros, parceiros da Embratur em nossos estandes, sentam-se com as principais agências internacionais de turismo para fechar negócios. Isso significa mais turistas vindo conhecer o Brasil”, explicou Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.

A gerente de Eventos Internacionais da Embratur, Simone Scorsato, explica que, seguindo o exemplo dos anos anteriores e aprimorando a abordagem a cada ano, a participação nas feiras internacionais de 2025 deve alcançar o objetivo de aumentar a visibilidade do país para diferentes públicos. 

Anúncio

“É muito importante o Brasil estar representado tanto nas feiras de multiprodutos, onde há enorme visibilidade ao Brasil como destino, bem como nas feiras segmentadas, como Luxo, Náutica e MICE, que trazem, além da visibilidade, maior engajamento em agendas de negócios”, aponta

“Isso acontece porque estas feiras possuem grande comprometimento com o fechamento prévio de reuniões”, acrescenta Scorsato.

Segundo a gerente, as feiras em 2024 foram um sucesso, pois apresentaram resultados tanto de visibilidade como de geração de negócios.

NOVO ESTANDE

Para este ano, a Embratur prepara um novo modelo de estande, que deve aumentar, ainda mais, a eficiência da participação brasileira nos grandes eventos.

Com isso, os participantes que visitarem o espaço em 2025 poderão conhecer os atributos do país e a brasilidade de forma interativa, desfrutando de demonstrações dos atrativos do Brasil.

“O objetivo é aumentar a visibilidade do país, atrair novos visitantes, fomentar parcerias e promover experiências turísticas imersivas”, explica Scorsato.

“Vamos apresentar um estande interativo, que aguce a curiosidade dos visitantes e apresente o Brasil como um destino turístico diverso, autêntico, criativo, inovador e sustentável. O espaço deve abrigar um acervo cultural representando nossa Brasilidade”, completa.

A gerência de Mercados e Eventos Internacionais, responsável por organizar este calendário, concentrou os esforços em países que são mercados prioritários, tradicionalmente grandes emissores de turistas para o Brasil.

Mas observou também a disponibilidade aérea, potencializando a estratégia de participação em feiras com a atração de novos voos ou ampliação de frequência das rotas existentes.

“Não adianta mostrarmos ao mundo o quão deslumbrante são nossas praias e nossa natureza, quão rica é nossa história e quão diversa é nossa cultura, se o turista na ponta não tiver como vir nos visitar porque não tá na prateleira das agências de turismo de seu país o destino Brasil”, diz Freixo.

A primeira feira que contará com o estande Brasil neste ano é a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontecerá, de 22 a 26 de janeiro, em Madri, na Espanha.

O evento anual é referência para o setor de turismo e um centro global para profissionais da indústria de turismo e uma das maiores plataformas de negócios para a cadeia turística.

Nos demais meses, a Embratur participará de doze feiras multiprodutos, que envolvem diversos segmentos do turismo. São elas: 

  • T&AS, de 22 a 23 de fevereiro, em Los Angeles (Estados Unidos); 
  • ANATO, de 26 a 28 de fevereiro, em Bogotá (Colômbia); 
  • ITB, de 4 a 6 de março, em Berlim (Alemanha); 
  • BTL, de 12 a 16 de março, em Lisboa (Portugal); 
  • BTM Borsa Mediterranea del Turismo, de 13 a 15 de março, em Nápoles (Itália);
  • ITB China, de 27 a 29 de maio, em Xangai (China); 
  • FIEXPO, de 9 a 12 de junho, na Costa Rica;
  • FIT América Latina, de 27 a 30 de setembro em Buenos Aires (Argentina);
  • IFTM Top Resa, de 30 de setembro a 2 de outubro, em Paris (França); 
  • TTG Travel Experience, de 8 a 10 de outubro, em Rimini (Itália); 
  • FITPAR, de 10 a 12 de outubro, em Assunção (Paraguai); 
  • Imex América, de 6 a 8 de outubro, em Las Vegas (Estados Unidos); 
  • WTM, de 4 a 6 de novembro, em Londres (Inglaterra).

O Brasil terá estande também em duas feiras do segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions, que em português é mais conhecido como Turismo de Negócios e Eventos).

São elas: IMEX Frankfurt, de 20 a 22 de maio, em Frankfurt (Alemanha); e IBTM World, de 18 a 20 de novembro, em Barcelona (Espanha).

Além disso, outros segmentos que contarão com a participação da Embratur em 2025 são Luxo e Náutico, com as feiras:

– Emotions, de 31 de março a 3 de abril, em Lima (Peru); Remote Imersion – Remote Latin America, de 20 a 23 de outubro, na Chapada dos Veadeiros/Goiás (Brasil);

– ILTM, de 1º a 3 de dezembro, em Cannes (França); e Seatrade Cruise Global, de 7 a 10 de abril, em Miami (EUA).