Eventos virtuais 3D tem sido uma saída para empresas promoverem produtos e serviços

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No ano de 2020, uma grande parte das empresas precisou se reinventar para seguir estreitando o relacionamento com seus funcionários e clientes.

Diante de tantas mudanças, não bastou apenas migrar do ambiente presencial para o virtual, mas transformá-lo em algo inovador e semelhante ao real.

Pensando em tudo isso, além de ser cada vez mais procurado para oferecer soluções imersivas virtualmente, o empresário Fabio Costa, CEO da Agência Casa Mais, desenvolveu junto com a sua equipe a plataforma REUNI de simulação digital gamificada.

Ele conta que a inovação é capaz de criar feiras, showroom, congressos e convenções virtuais por meio de ferramentas interativas e imersivas.

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“Os eventos virtuais criados pela plataforma REUNI têm como objetivo não só aprimorar a experiência de imersão dos usuários, mas também permitir que acontecimentos, antes realizados presencialmente, também possam acontecer virtualmente”, afirma Costa.  

A iniciativa surtiu resultados, pois o CEO conta que a Casa Mais foi contratada por diversas empresas como Colgate, IFM Eletronic, SulAmérica, Porto Seguro e Acer que adotaram experiências virtuais interativas em 3D para promover seus produtos e serviços.

 “Antes da pandemia, muitas empresas já começaram a se conscientizar sobre o uso de tais tecnologias como uma forma de otimizar a relação com funcionários e atraírem mais clientes, aproximando realidade e ficção de modo único. Com a pandemia, a procura apenas aumentou”, destaca Costa.

A Colgate-Palmolive do México, por exemplo, realizou um showroom virtual em 3D para divulgar o lançamento dos seus produtos.

De acordo com Costa, foi possível visitar, em cada estande, vídeos e catálogos digitais dos itens da marca, assistir palestras ao vivo sobre produtos específicos e, ainda, comprá-los com um simples clique, que direcionava os internautas para o site de e-commerce da Colgate.

Julio Barros, pertencente ao time de relações profissionais da Colgate-Palmolive do México, considerou a experiência muito satisfatória. Na visão dele, os usuários vivenciaram uma interação diferenciada e imersiva.

Eles puderam experienciar, em terceira dimensão, uma vivência completa dos produtos oferecidos pela Colgate, além de serem acolhidos por avatares e participarem de conferências com formadores de opinião da área odontológica.

Já a IFM Brasil promoveu uma feira virtual, que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas oriundas de todo o Brasil. O evento disponibilizou quatro estandes que determinavam cada segmento da empresa, com palestras ao vivo e exposição de produtos.

 Segundo Vinícius Lopardo Eulálio, gerente de marketing da IFM, a ideia surgiu de um desejo de levar aos clientes uma experiência nova e interativa em 3D, capaz de demonstrar as soluções de mercado da marca.

“O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de customização da plataforma, permitindo que o cliente tivesse a sensação, por um instante, que estava em um evento presencial da empresa”, completa.

Já Robson Rodrigues, gerente regional de vendas da IFM, considera a feira virtual em 3D um marco para a empresa.

“Tivemos a oportunidade de nos conectar com os nossos clientes e parceiros de forma digital, mas, principalmente realista”, conclui. Essa interação com os clientes foi considerada o destaque principal da feira virtual por Luiz Torres, gerente executivo de vendas da empresa.

Ele ainda ressaltou que o evento se apresentou como uma opção eficaz para solucionar problemas relacionados à logística, além de proporcionar mais segurança nestes tempos pandêmicos.

A busca por uma experiência singular que transformasse o digital em realidade também levou a SulAmérica a proporcionar algo diferente em um ambiente interativo totalmente online.

Em dezembro de 2020, a empresa realizou a primeira edição 100% digital do Corretor Nova Geração. Realizado duas vezes ao ano pela SulAmérica, o programa já reuniu 500 jovens filhos de corretores de todo o país em 14 edições presenciais.

“Mesmo com o cenário complicado para a realização de eventos presenciais, precisávamos nos conectar com os corretores de alguma forma, era necessária uma imersão dos participantes para que não se dispersassem no universo saturado de lives”, afirma Rodrigo Torrano de Almeida, ponto focal da equipe de marketing da SulAmérica.

Ele também destaca que a ideia apresentada pela Casa Mais de montar um ambiente virtual com a cara da empresa trouxe uma nostalgia para os convidados, que puderam navegar na recepção, no lobby e no auditório da SulAmérica, com o objetivo de tornar a experiência ainda melhor.

Fabio Costa comemora a satisfação das marcas com os serviços virtuais que permitiram a união de tantas pessoas, mesmo à distância, de um modo inovador.

“Diante do cenário atual que estamos vivendo, muitas mudanças e reinvenções foram necessárias, especialmente no âmbito virtual”, conclui o CEO da agência Casa Mais.