Liberados a partir do próximo dia 14 na capital cearense e na macrorregião de saúde de Fortaleza, os eventos deverão seguir uma série de protocolos rígidos para evitar a propagação do novo coronavírus.
O governo do estado estabelece que os eventos deverão ter no máximo 100 participantes, sendo um a cada 7 m² em eventos sociais e corporativos e a um cada 12 m² para os esportivos e culturais. Para evitar o contato físico entre pessoas, as inscrições deverão ser prévias e 100% online, com priorização ao auto credenciamento.
O protocolo ainda exige que a organização do evento reserve uma lista com nome e contatos dos participantes por pelo menos um mês após a realização do evento. No caso de alguém estar sob suspeita ou testar positivo para Covid-19, todos deverão ser contactados e informados para monitoramento de sintomas.
Confira a lista das principais medidas:
- Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e participantes circulam;
- Promover a medição da temperatura de todos os participantes na entrada do local;
- Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum;
- Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados;
- Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis em locais estratégicos;
- Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;
- Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos participantes, assegurando o espaçamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas;
- Garantia da presença de brigadistas circulando no evento para evitar aglomerações nos ambientes;
- Realizar eventos em ambientes internos e externos, esportivos, culturais, sociais e corporativos, respeitando a capacidade de 1 pessoa a cada 7m² (eventos corporativos) e 1 pessoa a cada 12 m² (eventos esportivos, sociais e culturais);
- Realizar o processo de inscrição prévia e 100% online. Quando a inscrição for feita no site do evento/promotora, será gerado um QR Code a ser enviado por e-mail para o participante;
- Priorizar o auto credenciamento, evitando ao máximo o contato físico no atendimento;
- Evitar lounges que possam gerar aglomeração de público em um mesmo espaço;
- Caso tenha coffee break, servir em porções individuais, com auxílio de descartáveis;
- Será proibida a oferta de alimentos e bebidas dentro dos espaços do local onde for realizado o evento, com exceção para amostras lacradas, que deverão ser higienizadas no ato da entrega aos participantes;
- As praças de alimentação, além de seguir as orientações de serviços alimentícios, deverão contar com amplo espaço para cumprir o distanciamento exigido de 2 metros entre as mesas. O mesmo deverá ser feito nos refeitórios para os funcionários;
- Considerar colocar o mínimo de itens na mesa dos participantes e, sempre que possível, optar por pacotes já montados;
- Recomenda-se a adaptação das portas de acesso para modelo automático, para evitar abertura sem a necessidade de toque pelos participantes;
- Recomenda-se a adaptação da iluminação dos espaços para formato com sensores automáticos de presença e acendimento automático;
- Recomenda-se a adaptação das torneiras para modelos automáticos, para evitar o toque no momento da lavagem das mãos;
- Para eventos que envolvam músicas, permitir a presença de músicos e instrumentistas desde que se cumpra o distanciamento de 2 metros, o não compartilhamento de equipamentos e instrumentos e sem contato físico durante as apresentações. Os equipamentos e instrumentos deverão ser desinfetados após cada apresentação;
- Após a realização do evento, manter lista (nomes e contatos) dos participantes por pelo menos um mês. Se algum participante tiver que se isolar por testar positivo ou por suspeita de Covid-19, o organizador deverá informar a todos os participantes, para que possam monitorar o desenvolvimento de sintomas por 14 dias.
Fonte: G1