Hoje o Expo Center Norte completa 27 anos. Para “celebrar” a data eu trago aqui uma matéria que fiz para a Radar Magazine em 2012. Ela conta mais sobre a história da Cidade Center Norte, do qual o centro de eventos faz parte.
A história do bairro da Vila Guilherme, em São Paulo, pode ser definida como A.B/D.B, ou seja, antes e depois dos Baumgart. Foi ali o local escolhido pela família para construir o que hoje é conhecido como a Cidade Center Norte e que mudou a paisagem e os rumos da região.
Para entender como essa história começa, é preciso retornar ao passado e lembrar de como tudo começou, graças ao personagem principal deste enredo, o Engenheiro Otto Baumgart, filho de imigrantes alemães.
Foi nos anos 30 que Otto trouxe para o Brasil um composto de sais metálicos e silicatos aplicável a sistemas rígidos. Era o início da Vedacit e de uma história de sucesso. Em 1936, no primeiro ano de atividade, a empresa comercializou 100 quilogramas de Vedacit, além de uma série de outros produtos, na maioria importados da Alemanha. Em 1938, a fábrica foi transferida do Jardim América para uma chácara no Alto de Santana.
Com a linha de produtos sendo ampliada, aos poucos o material importado foi sendo substituído pelo de fabricação própria. Em 1955, com o crescimento do mercado, a empresa passou a ampliar suas atividades. Foi transformada em sociedade anônima e mudou a fábrica para a Vila Guilherme, local em que se encontra até hoje.
Desde então a empresa só faz crescer, aumentando o portfólio de produtos, consolidando a marca e tornando-se genuinamente brasileira. Mas não era só a empresa que crescia. Ao mesmo passo que os negócios cresciam, a família também aumentava.
Casado com Marianne, Otto teve três filhos, que deram sequência ao seu empreendedorismo: Curt, Ursula e Roberto. Já na década de 60, a família escolheu então um local onde antes existia apenas uma várzea, na Zona Norte de São Paulo, para criar um dos mais importantes complexos de negócios da América Latina, com uma área de 600 mil metros quadrados ocupada por shoppings, um hotel de alto padrão e um centro de exposições e convenções.
Otto faleceu em 1973, mas certamente está muito feliz em ver a continuidade que seus filhos e netos deram para seu trabalho, que nunca será esquecido pela Zona Norte, seja pelos milhares de pessoas que passam pelos empreendimentos da Cidade Center Norte, ou pelos pedestres e motoristas que passam diariamente pela avenida que leva o seu nome.
Dono de perfil inovador, Curt Baumgart seguiu os passos do pai e acreditou no grande potencial da Zona Norte. Onde só existiam antigas lagoas de extração, Curt visualizava um modelo de empreendimento que seguia a ideia do Grande Bazar de Istambul, onde praticamente todo o comércio da cidade se concentra num único local. Em 1984, o sonho se materializou.
Nascia o Shopping Center Norte, formatado em um único piso e amplos corredores, com “ruas e alamedas” inspiradas no desenho da parte central da capital paulista. Algo totalmente diferente dos outros empreendimentos que a cidade possuía.
O shopping já nasceu grande, com 235 lojas divididas entre um terço de lojas que já estavam estabelecidas no centro da cidade; um terço de lojas já habituais em outros centros comerciais; e outro terço formado por lojistas da região. Na inauguração, Lila Covas, mulher do então prefeito Mario Covas, teve a responsabilidade de descerrar a faixa inaugural junto com a esposa de Curt, Dona Glória.
Passados 28 anos, o mix de lojas aumentou para 331. Hoje, o Center Norte recebe um público mensal de 4,5 a 5,5 milhões de visitantes que são atraídos pelo variado mix de lojas.
O segundo empreendimento a compor a “cidade” foi, em 1987, o Lar Center, primeiro shopping temático do Brasil. Novamente com o intuito de facilitar a vida dos consumidores, veio a ideia de agregar em um único espaço tudo o que fosse relacionado ao segmento casa. O shopping conta hoje com 6 lojas âncoras, 121 satélites e um público mensal de 1,5 milhão de visitantes.
Irriquieto, o “Rei da Zona Norte” inaugurou em 1993 o Expo Center Norte, um dos principais locais para exposições da América Latina. Anos depois de sua inauguração, o que eram 31 mil metros quadrados de área construída tornaram-se cinco pavilhões que somam agora mais de 98 mil metros quadrados. Climatizado e bem localizado, o Expo Center Norte, desde sua inauguração, já realizou mais de 1.800 eventos e recebeu mais de 30 milhões de visitantes e 170 mil expositores.
A primeira feira foi realizada em novembro de 1993, a Feira internacional dos Esportes, organizada por Lemos Britto junto com o Pelé.
Com tantos visitantes passando mensalmente pela Zona Norte, nada mais lógico do que construir um empreendimento para absorver esses milhares de turistas de negócios. Nascia então, em 2000, o Novotel São Paulo Center Norte. São 363 apartamentos divididos em oito categorias diferentes. Estava completa a Cidade Center Norte.