Depois de quatro dias de grande atividade, Expoquimia, Equiplast e Eurosurfas fecharam suas portas destacando o status destes três eventos ligados às indústrias química, de plásticos e de tratamento de superfícies.
O compromisso com a sustentabilidade, digitalização e transferência de tecnologia das três feiras organizadas pela Fira de Barcelona despertou o interesse de muitos profissionais que visitaram os três eventos em um clima de otimismo quanto à reativação econômica.
De 14 a 17 de setembro, o Hall 3 do espaço da Gran Via reuniu, em uma edição adaptada em volume e dimensão ao contexto atual, um total de 377 expositores e 654 marcas, que apresentaram suas novidades e iniciativas comprometidas com o meio ambiente com uma recepção muito boa.
Nesse sentido, o evento já registrou cerca de 15.000 visitantes profissionais, o que permitiu às empresas expositoras abrirem novas oportunidades de negócios.
Os eventos contaram com um programa de Compradores VIP nacionais e internacionais com a presença de 150 potenciais compradores de países como Alemanha, Argélia, Colômbia, Costa do Marfim, Grã-Bretanha, Finlândia, Suécia ou Tunísia, entre outros.
O presidente da Expoquimia, Carles Navarro, destacou que “esta edição mostrou o empenho do setor na inovação para alcançar a descarbonização exigida pelo nosso planeta”.
O espaço de inovação Smart Chemistry, Smart Future, promovido pela Federação Empresarial da Indústria Química Espanhola (FEIQUE), foi uma das grandes atrações da feira, apresentando os produtos desenvolvidos por várias empresas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como, por exemplo, o primeiro robô humanóide emocional, bioplásticos biodegradáveis e compostáveis, tecnologias de reciclagem química ou o primeiro PVC produzido a partir de biomassa.
RECICLAGEM E DIGITALIZAÇÃO
O compromisso do setor com a economia circular e sustentável tem sido o eixo de um evento em que, numa iniciativa totalmente inédita na Espanha, a Equiplast lançou uma unidade de reciclagem que, durante os quatro dias de comemoração, tratou de um total de 4.500 quilos de plásticos.
O presidente da Equiplast, Bernd Roegele, destacou que “os expositores nos fizeram receber a sua satisfação pela quantidade e qualidade dos visitantes em um ambiente tão complicado como o atual”.
Por sua vez, a Eurosurfas revelou os últimos avanços no domínio das superfícies. O seu presidente, Giampiero Cortinovis, manifestou o seu “reconhecimento às empresas que decidiram participar na edição deste ano e o contributo do salão para a transformação digital desta indústria”.
De periodicidade trienal, a próxima edição destes três eventos, que contam com o apoio dos centros de tecnologia Leitat e Tecnalia como parceiros estratégicos, decorrerá em 2023.