A tokenização é um dos assuntos em destaque no FEBRABAN TECH 2023, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que acontece de 27 a 29 de junho, no Transamerica Expo Center.
No segundo dia de evento (28), a trilha “A economia tokenizada já é realidade?” abordará o conceito da tecnologia de tokens, casos de uso, regulação, bem como o desenvolvimento do real digital.
O painel “Tokenização na prática: o que muda no dia a dia”, das 11h15 às 12h15, será moderado pelo superintendente de Relações & Inovações Regulatórias do Itaú Unibanco, Ivo Mósca.
Terá a participação ainda de:
– Coty de Monteverde, head de Crypto e Blockchain do Santander na Espanha;
– Fernando Granziera, head de Treasury & Trade Solutions do Citi Brasil;
– Fabricio Tota, fellow e diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin;
– Cristiano Valverde, head de Web3 da Foursys.
Já o painel “A criptoeconomia e os ativos digitais em um mercado regulado”, das 14h30 às 15h25, reunirá:
– Andre Portilho, sócio e head de Digital Assets do BTG Pactual; João Carlos de Andrade Uzeda Accioly, diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
– Antonio Marcos Guimarães, consultor no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil; e Isac Costa, sócio da Warde Advogados e professor do Ibmec e do Insper.
O termo tokenização ainda é pouco familiar para diversas pessoas. Tokenizar é transformar um ativo qualquer em uma representação digital, ou seja, que só existe no meio eletrônico.
REAL DIGITAL PÕE O BRASIL NO MAPA DAS TOKENIZAÇÕES
Há uma crescente atenção do sistema financeiro em relação às moedas digitais emitidas por bancos centrais, as CBDCs, do inglês, Central Bank Digital Currency.
O mapa interativo CBDC Tracker, criado pelo Atlantic Council, identifica mais de 110 países (95% do PIB global), explorando a criação das CBDCs, entre eles o Brasil.
Mais da metade ainda está em fase de pesquisa ou desenvolvimento, mas 11 deles já lançaram suas moedas digitais e 15 estão em projeto-piloto.
Por aqui, a discussão tem evoluído especialmente em torno da necessidade de conciliar ampla variedade de casos de usos do real digital aos arranjos institucionais em vigor no país e às tecnologias disponíveis para sua implementação. O BC já está testando seu projeto-piloto do real digital, em paralelo às iniciativas de tokenização da economia.
O que podemos aprender com as experiências em andamento? Que inovações nos serviços financeiros podem nascer com a nova moeda? Quais são os desafios?
Esses questionamentos poderão ser explorados durante o painel “Real digital e o Brasil no mapa das tokenizações”, no dia 28 de junho, das 15h40 às 16h35.
O painel contará com a participação de Larissa Moreira, coordenadora para CBDC e Crypto do Itaú Unibanco, e ainda:
– Jayme Chataque de Moraes, Sr Head de Ativos Digitais e Blockchain do Santander Brasil; Thamilla Talarico, sócia-líder de Blockchain e Cripto da EY Brasil;
– Fabio Araújo, economista do Banco Central; e Leandro Vilain, partner da Prática de Finance Service da Oliver Wyman Brasil.
A moderação será de João Borges, diretor de Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos da Febraban.
SERVIÇO
Datas: 27, 28 e 29 de junho de 2023
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo, SP