Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Feira de arte ArPa realiza em 2023 nova edição no Pavilhão Pacaembu

Feira de arte ArPa realiza em 2023 nova edição no Pavilhão Pacaembu

Anúncio

Após estreia bem-sucedida, a feira de arte ArPa faz sua segunda edição em 2023, de 31 de maio a 4 de junho, com a participação de ainda mais galerias.

Ainda: um time renomado de curadoria e um reforço de sua missão de propor uma experiência aprofundada e próxima com o público em geral e com colecionadores de arte.

A feira ocorre no Pavilhão Pacaembu, espaço localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.

A ArPa é uma iniciativa da Allegra Pacaembu – concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020, e conta com a direção geral de Camilla Barella, gestora cultural fundadora da VIVA Projects e colaboradora da Frieze desde 2017.

Anúncio

Nesta edição, a realização da ArPa também será simultânea à MADE – Mercado, Arte, Design; feira de design que chega a sua décima primeira edição. A parceria é iniciativa do curador de design Waldick Jatobá.

A ArPa conta também com direção de Cristina Candeloro e recebe cerca de 50 expositores que comercializam suas obras no espaço de 4 mil m².

A infraestrutura, organização e vendas realizadas durante a feira em 2022 fez com que a ArPa, em sua primeira edição, conquistasse uma boa reputação entre associados da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), em pesquisa realizada em parceria com a Associação de Galerias de Arte (AGAB) em setembro de 2022.

Nesta segunda edição, Camilla reforça o caráter mais íntimo e acolhedor proposto de forma bem-sucedida na edição passada.

“Nós criamos uma atmosfera que possibilita ao público ter mais tempo para conversar com os expositores e também digerirem visualmente o conteúdo da feira”, aponta.

Apontada como uma característica positiva da ArPa, orientamos os galeristas a pensar seus estandes como projetos especiais, muitas vezes até com curadorias próprias”, completa.

Entre os destaques de projetos especiais já anunciados estçao:

– A galeria Gustavo Rebello Arte com estande do artista Ivan Serpa, que em 2023 completa 100 anos de nascimento e 50 de morte;

– A galeria Mendes Wood DM propõe um diálogo entre as obras do artista sueco Runo Lagomarsino e da artista capixaba Castiel Vitorino Brasileiro;

– A galeria argentina Isla Flotante, em sua segunda participação na feira, apresenta o artista Valentin Demarco.

A ArPa terá ainda um aumento de 50% de galerias internacionais no Setor Principal, com representantes da Argentina, México e Uruguai, reforçando o intercâmbio com a cena artística latinoamericana.

Assim como em sua primeira edição, a ArPa terá estandes destinados a jovens galerias e também a espaços consolidados no circuito das artes, reunindo expositores do mercado primário e secundário.

SETORES

Como no ano passado, cada curador assumirá um setor. A divisão foi pensada de modo a facilitar a fruição do público e possibilitar a criação de recortes mais detalhados para cada segmento contemplado no contexto da Feira.

O Setor Principal tem curadoria da própria feira, enquanto o Setor UNI é curado por José Esparza Chong Cuy, o setor Satélite tem assinatura de Diego Matos e a Sala MOS tem curadoria de Carla Zaccagnini.

José, o único curador que não é estreante na ArPa, foi responsável pela curadoria do Setor Satélite em 2022.

Seguem abaixo as descrições dos setores e das galerias participantes. A expectativa é de que mais galerias sejam confirmadas nas próximas semanas:

SETOR PRINCIPAL

Participam desse setor galerias brasileiras com perfis diversos e de diferentes regiões do Brasil.

Cada expositor vai apresentar dois ou três artistas, com estandes entre 30 e 50 m², com o intuito de priorizar a experiência contemplativa da arte e criar uma atmosfera mais íntima com o público colecionador.

Galerias confirmadas: Almeida & Dale Galeria de Arte, Casa Triângulo, Casanova, Galeria Cavalo, Dan Galeria, Galeria Estação, Galeria INOX, Galeria Karla Osorio, Galeria Leme;

– Galeria Lume, Galeria MaPa, Galeria Marília Razuk, Galeria Murilo Castro, Galeria Raquel Arnaud, Galleria Continua, Gustavo Rebello Arte, Galería Isla Flotante, Kubik Gallery;

– Luciana Brito Galeria, Mendes Wood DM, Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Millan, Mitre Galeria, OÁ Galeria Arte Contemporânea, OMA Galeria, Piero Atchugarry Gallery;

– Pinakotheke, Quadra Galeria, Rodrigo Ratton Galeria de Arte, Galeria Ricardo Von Brusky, Simões de Assis, Galeria Ybakatu e Zipper Galeria.

SETOR UNI

Para esse setor, o curador José Esparza Chong Cuy selecionou um recorte de galerias denominado Mensagens, que que leva à ArPa projetos de um único artista representado por elas em exposição solo.

As galerias / artistas confirmados para esse setor são: Campeche (Jou Morales), FDAG (Cristiano Lenhardt), Fortes D’Aloia & Gabriel (Cristiano Lenhardt), Galatea (Beatrice Arraes);

– Galeria Sendrós (Andrés Piña), GDA (Maíra Dietrich), HOA (Marian Rocha), Marli Matsumoto Arte Contemporânea (Juan Casemiro), Sé Galeria (Michel Zózimo).

SETOR SATÉLITE

O Setor Satélite, curado por Diego Matos, exibe na fachada do Pavilhão um telão com vídeos de galerias internacionais, propondo uma imersão em arte ao público desde a chegada no Complexo Pacaembu.

Nomeada como Pontos de Luz, em referência objetiva à canção homônima interpretada por Gal Costa, com música e letra de Jards Macalé e Waly Salomão, as produções insinuam e evocam a ideia de presença e atuação política do corpo em contextos de responsabilidade ambiental, social e ética.

Os filmes selecionados foram distribuídos em três subprogramas e um apêndice que são apresentados diariamente nos dias da feira.

É importante acentuar que a manifestação do corpo é a força expressiva sublinhada em som e imagem no programa de Pontos de Luz.

SALA MOS

Inédita na feira, a Sala MOS, curada por Carla Zaccagnini, é uma seção dedicada a conversas e debates abertos ao público da Feira, patrocinada pela Mos Incorporadora.

Sob o título de Re-instaurar, a curadoria reúne uma série de conversas com artistas, curadores, restauradores e profissionais de outros campos.

A agenda de conversas será disponibilizada em breve. 

SERVIÇO:

Data: De 31 de maio a 4 de junho

Abertura exclusiva para convidados: 31 de maio, quarta-feira

Aberta ao público: de 01 a 04 de junho, quinta-feira a domingo

Horário: Quarta-feira a sábado, das 13h às 20h30 | Domingo, das 11h às 18h

Local: Pavilhão Pacaembu, no Complexo Pacaembu

Endereço: Praça Charles Miller, s/n

Ingressos (com acesso às duas feiras): R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Ingressos à venda pelo site https://arpa.art/ 

Crédito da imagem: Vic Von Poser

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile