A 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes movimentou, de 1 a 5 de dezembro a Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém.
Cerca de 3,4 milhões foram injetados na economia paraense ao longo dos cinco dias de evento, que recebeu mais de 46 mil pessoas e proporcionou a venda de 35 mil livros.
Organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a programação da Feira Pan-Amazônica buscou, além da inclusão, priorizar a acessibilidade, a valorização da tecnologia e das vozes da juventude.
“Essa foi uma feira do amor pela cultura e do cuidado com as pessoas. Foi um grande desafio realizar esse evento com as limitações exigidas pela pandemia”, ressalta a titular da Secult, Úrsula Vidal.
A feira contou com menos estandes, menos pessoas, mas, ainda assim, proporcionou que mais de 100 autores apresentassem seu trabalho.
Cerca de 200 profissionais auxiliaram na organização da 24ª edição do evento, que contou com rígidos protocolos de segurança para prevenção da Covid-19.
Entre as medidas estavam a comprovação da cobertura vacinal completa (duas doses do imunizante), obrigatoriedade do uso de máscara, uso de álcool em gel e orientação para evitar aglomerações.
A secretária Úrsula Vidal ressaltou que cada leitor e leitora que comprou um livro na feira também se torna parceiro do Governo na política de fortalecimento do acesso ao livro e à leitura.
Isso porque 10% do valor dos 35 mil livros comercializados durante o evento será destinado a bibliotecas públicas e comunitárias do estado.
Nesta edição, os escritores paraenses Vicente Cecim, já falecido, e Zeneida Lima foram homenageados. Em 2022 o escritor Edir Augusto Proença e a cantora Dona Onete serão os homenageados.
Credlivro
O Governo do Estado disponibilizou, por meio da Seduc, o CredLivro – sistema de crédito de livros voltado para profissionais da educação.
O crédito de R$ 200 foi disponível automaticamente para todos os professores efetivos e algumas classes de técnicos durante o período da feira. Quase R$ 4 milhões foram destinados ao incentivo e beneficiou 19.340 servidores. Cerca de 2.596 profissionais da Universidade do Estado do Pará (UEPA) também foram contemplados com a verba.