Pelo menos 500 funcionários já deixaram a Reed Exhibitions UK, ou irão se desligar da empresa até o final do ano.
A informação foi dada pela publicação britânica Financial Times (FT), que indica que o “programa de demissão é uma resposta à recuperação inesperadamente lenta da indústria na pandemia”.
A pandemia causou grandes estragos na indústria global de eventos, com seu caminho de recuperação ainda sendo incerto em meio à preocupação de que as empresas ficarão mais relutantes em deixar seus funcionários viajarem para participar de conferências e feiras de negócios.
O FT aponta que o corte também envolve altos cargos da companhia em Londres, com CEO da empresa, bem como o CFO, fazendo parte da lista de executivos seniores que estão prestes a sair.
Outras funções executivas em marketing, vendas e comercial estão sendo fundidas, com apenas três, das nove pessoas no conselho da Reed UK, esperadas para permanecer na empresa.
A Relx, da qual faz parte a Reed Exhibitions, sinalizou em outubro que estava procurando cortar custos de £ 100 milhões em sua divisão de exposições.
Ele também alertou que as receitas desta parte do negócio, que no ano passado representou 16 % do total do grupo, deve ficar na casa dos £ 330 milhões – contra £ 1,3 bilhão no ano passado.
As informações obtidas pelo FT foram através de fontes de dentro da companhia. Oficialmente a Reed Exhibitions não comentou o número de cortes de empregos na empresa, mas disse estar implementando as reduções de custos necessárias – globalmente – na companhia.
Em nota a organizadora acrescentou que planeja realizar 90% dos eventos originalmente programados para 2021, a maioria deles no segundo semestre do ano.
Venda da organizadora
A fonte escutada pelo FT comentou também sobre os rumores de uma possível venda da Reed Exhibtions. “Sempre houve rumores já que somos muito diferentes dos outros negócios da Relx”, apontou.
No entanto, a incerteza sobre o futuro dos eventos levanta a questão de quem estaria disposto a comprar o negócio, que é o segundo maior organizador de eventos do mundo depois da Informa Markets.
Em junho deste ano começaram a surgir rumores sobre que a COVID-19 poderia promover uma fusão global entre a Reed Exhibitions e Informa Markets. Leia tudo sobre esta história clicando aqui.
Paulo Octavio Pereira de Almeida (PO), colunista do Portal Radar, também analisou este movimento – leia clicando aqui.
Brasil
Em agosto deste ano a Reed Exhibitions anunciou a criação de uma equipe de gestão unificada chamada Reed Exhibitions Latin America (RX LATAM) para abraçar a Reed Exhibitions Brasil e México.
Com a decisão, Claudio Della Nina, atualmente CEO da Reed Exhibitions Brasil, foi nomeado diretor executivo LATAM. Michael Mandl, atual CEO da Reed Exhibitions Mexico, foi designado COO LATAM.
Em novembro, o atual presidente da Reed Exhibitions US, Fernando Fischer foi nomeado como novo presidente da Reed Exhibitions Americas.
Como Presidente RX Américas, Fernando segue liderando diretamente a operação da companhia nos Estados Unidos e agrega sob sua gestão regional a América Latina, onde conta com Claudio Della Nina, Managing Director LATAM, na gestão local das operações Brasil e México.