FITUR 2023 medirá pela primeira vez a sua pegada de carbono

Anúncio

A Feira Internacional de Turismo, FITUR 2023, celebra de 18 a 22 de janeiro na IFEMA MADRID uma edição que mostra mais uma vez a força do setor, com um crescimento estimado de 15% em todos os seus parâmetros.

Apenas no caso da área internacional, o incremento é de 30% para a próxima edição que contará com o apoio de todos os agentes públicos e privados da cadeia de valor da indústria do turismo.

Será uma grande feira representativa da força do ecossistema do turismo no mundo, que se situará em cifras de participação muito próximas de seu recorde histórico, e que mostrará sua liderança tanto no calendário internacional quanto em sua posição como hub com a América Latina.

Sustentabilidade, especialização, inovação e tendências de vanguarda serão os eixos sobre os quais irão girar os conteúdos da FITUR.

Anúncio

Alinhada com o peso importante que o desenvolvimento sustentável representa hoje na indústria do turismo, a próxima edição da feira fará eco desta realidade através das suas múltiplas atividades e iniciativas, que terão como fio condutor a promoção de estratégias dirigidas na promoção de um turismo que respeite o ecossistema, o ambiente, a cultura local e a sua valorização no contexto social e econômico como fonte de emprego, riqueza e bem-estar.

Desta forma, a FITUR, organizada pela IFEMA MADRID, medirá pela primeira vez a sua pegada de carbono com o intuito de formalizar o seu compromisso de redução na próxima edição.   

Além disso, a FITUR incentiva a participação sustentável de empresas e profissionais, por meio de guias de ação e recomendações a seguir, para reduzir qualquer efeito negativo que a feira possa produzir.

Com esta mesma vocação, a participação sustentável na FITUR tem vindo a destacar-se de forma especial, com os Prêmios “Estande Sustentável” que, desde a edição de 2020 e em colaboração com o Instituto de Turismo Responsável (ITR), têm como objetivo reconhecer o esforço dos expositores por garantir que sua presença na FITUR esteja alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A feira será também fortemente marcada pela especialização, representada ao longo das suas diferentes áreas que visam a criação de novas redes turísticas através das oportunidades abertas pelos avanços tecnológicos, a digitalização e os diferentes nichos de negócio que oferecem o seu potencial em relação às viagens e turismo.

A seção FITUR KNOW HOW & EXPORT, visa promover a internacionalização e o conhecimento turístico das empresas e abordará temas como o acesso a novos mercados externos, destinos turísticos inteligentes, ou a exportação de produtos e serviços turísticos.

A FITURTECHY é a área onde serão discutidos de forma transversal temas de ponta como big data, inteligência artificial, digitalização e serão realizados quatro fóruns sobre tecnologia e futuro; tecnologia e negócios; tecnologia e destino, e tecnologia e sustentabilidade.

Já a FITUR TALENT enfatizará as pessoas, seus talentos, habilidades e treinamento profissional como a chave para a lucratividade futura da indústria do turismo.

A FITUR SCREEN, organizada em colaboração com a Spain Film Commission, abordará a ligação entre duas poderosas indústrias espanholas: o turismo e o audiovisual. A FITUR LGBT+ terá como foco a diversidade dos diferentes destinos e o segmento LGBT.

A FITUR CRUISES, a será dedicada à indústria de cruzeiros e aos passageiros de cruzeiros. A FITUR MICE será mais uma vez um ponto de encontro da oferta e procura de turismo para reuniões, incentivos e congressos.

O observatório FITUR NEXT, uma iniciativa de promoção de boas práticas turísticas em matéria de sustentabilidade, vai dedicar este ano o seu desafio à forma como o turismo pode contribuir para a regeneração dos espaços naturais.

Além disso, haverá espaços dedicados ao papel da mulher na indústria do turismo, baseados em conceitos de liderança e sustentabilidade no FITUR WOMAN, organizado em colaboração com WOMEN LEADING TOURISM – WLT.

O turismo de saúde estará destacado na FITUR HEALTH, enquanto o turismo linguístico se faz presenta na FITUR LINGUA.

A área TRAVEL TECHNOLOGY reunirá a oferta tecnológica ao serviço das empresas turísticas.

Como novidade neste ano a FITUR Sports, que em colaboração com a Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores de Artigos Esportivos (AFYDAD), destacará o potencial do turismo esportivo como motor do desenvolvimento turístico sustentável.