Foz Internacional Boat Show celebra estreia e promete novidades em próxima edição

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No último domingo (26) aconteceu a estreia do Foz Internacional Boat Show, que teve como missão lançar um novo olhar para o potencial de desenvolvimento do turismo náutico sustentável no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O evento, que ocorreu no Iate Clube Lago de Itaipu, reuniu mais de 30 marcas expositoras e, além de barcos dos principais estaleiros brasileiros, de 19 a 42 pés, o público de mais 6 mil pessoas conheceu as novidades em acessórios ligados à náutica, caminhonetes, helicópteros, experiências aquáticas e até barcos em forma de carro esportivo.

Nos quatro dias de feira, foram 40 barcos vendidos, sendo mais de R$ 28 milhões em negócios movimentados, o que impacta diretamente na geração de empregos do setor, que deve fechar o ano com mais 150 mil postos de trabalho, segundo a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos).

Juntos, segundo dados da associação, os quatro boat shows brasileiros, realizados no Rio de Janeiro/RJ, Itajaí/SC, São Paulo/SP e Foz do Iguaçu/PR, injetaram na economia do país em 2023 cerca de R$ 1,5 bilhão.

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“O Foz Internacional Boat Show veio para propiciar que esse lago tenha 10 mil barcos navegando nos próximos 10 anos, inclusive, com o apoio para que novas estruturas náuticas sejam construídas”, disse presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

“Iniciativas como essa de trazer um boat show para um lugar novo e ainda pouco explorado tem como objetivo fomentar o uso sustentável deste espaço, que tem grande potencial náutico”, completou.

Para o executivo, o primeiro passo foi dado e agora é dar continuidade nesta iniciativa ampliando estruturas para atender este setor.

A diretora geral do Boat Show, Thalita Vicentini, faz um balanço do evento deste ano, mas já com o olhar em 2024.

“A nossa missão deste ano foi concluída com sucesso porque os expositores ficaram satisfeitos. Eles venderam barcos, conseguiram abrir novos relacionamentos e negócios, mas muito mais do que isso, identificaram um novo potencial de mercado, além de prospectar novas revendas na região e ver todo o potencial do Paraguai”, disse.

“Os expositores são o termômetro para a continuidade do projeto. Nosso objetivo inicial era trazer um novo olhar náutico e um novo mercado para o Lago de Itaipu. E isso foi alcançado”, acrescentou.

Para o ano que vem, de acordo com Thalita, o evento será remodelado trazendo ainda mais expositores e uma maior diversidade de produtos.

“Esse foi um projeto-piloto que buscava ampliar a visão para uma região com muito potencial de crescimento, agora é planejar em conjunto com todos que nos apoiaram nesta edição, para sua continuidade em 2024”, concluiu.

O potencial de turismo náutico sustentável do Lago de Itaipu pode ser comprovado em números. No total, o lago tem 1.350 quilômetros quadrados, 170 quilômetros de extensão e 16 cidades o margeiam, entre Foz do Iguaçu (PR) e Mundo Novo (MS).

Atualmente, o turismo náutico no Brasil tem PIB de aproximadamente R$ 12 bilhões, o que representa 1,6% do PIB do turismo e 0,12% do PIB do país.

Porém, segundo levantamento divulgado recentemente, o setor tem capacidade de atingir PIB superior a R$ 40 bilhões e gerar 150 mil empregos diretos e indiretos, o que representaria 3,5% do PIB do turismo e pelo menos 0,33% PIB do país.

Organizado pela Boat Show Eventos, o Foz Internacional Boat Show 2023 teve o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, e ainda:

– Da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu);

– Da Acobar e da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

Crédito da imagem: Déscio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica